Os Diferentes Estilos de Raciocínio como Suporte para a Melhoria no Processo Ensino-Aprendizagem no Curso de Licenciatura em Educação Física

Vinícius Emanuel de Oliveira, Alan Minoru Otani, Joelma Montelares da Silva, Carmem Patrícia Barbosa

Resumo


O processo ensino-aprendizagem no ensino superior depende de vários fatores, dentre os quais se podem citar a qualidade de ensino oferecido pelos docentes e a compreensão por parte dos discentes. Considerando a importância de um equilíbrio entre tais fatores, este estudo teve como objetivo verificar os diferentes estilos de raciocínio dos alunos do primeiro ano do curso de licenciatura em Educação Física e correlacioná-los com a prática metodológica e pedagógica de seus professores com ênfase nos estilos de raciocínio conforme os quais os mesmos elaboram seus programas de aula. Foram avaliados docentes e discentes do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR e da Unidade de Ensino Superior Ingá – UNINGÁ, e o estudo foi desenvolvido como uma pesquisa descritiva na qual a amostra foi submetida a um questionário específico que avaliou o estilo predominante de raciocínio dos alunos. Os resultados foram tratados estatisticamente através da correlação das respostas dos discentes e docentes e pode-se perceber que os professores que ministram aulas ao primeiro ano do curso de licenciatura em Educação Física não estão em concordância didática com os diferentes estilos de raciocínio dos alunos do referido curso. Prováveis causas são apresentadas e propõe-se que, para que ocorra uma melhoria nos aspectos didáticos deste curso superior, será necessária uma adequação por parte de ambos os grupos, preferencialmente dentro dos estilos de raciocínio descritos.

Palavras-chave


Estilos de Raciocínio; Processo Ensino-Aprendizagem; Licenciatura em Educação Física.

Texto completo:

Artigo_pdf


Iniciação Científica Cesumar
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.