A ética empresarial e sua aplicabilidade nas empresas do Paraná

Neuton Correia Pinho Neto, Rodolpho Bernardi Neto

Resumo


Na última década, inúmeros escândalos abalaram o ambiente corporativo, levando grandes e até então, sólidas empresas à falência. Tal como no resto do mundo, o tema ganhou espaço privilegiado na agenda das maiores corporações instaladas no Brasil. A partir de estudos já realizados, da literatura disponível sobre o tema e de pesquisas qualitativas junto às empresas, pretende-se determinar a amplitude que o assunto obtém no estado do Paraná, e quais ações desenvolvidas no sentido de disseminar os conceitos de ética empresarial. O artigo foi estruturado em cinco partes. Na primeira é apresentada uma revisão teórica sobre a ética empresarial. A segunda parte demonstra os efeitos que a falta de ética podem promover nas organizações. Em seguida, são feitas algumas considerações acerca das ferramentas disponíveis para avaliação de ética nas empresas. Nas duas últimas partes do artigo, encontram-se os resultados da pesquisa efetuada e algumas conclusões sobre o tema.

Palavras-chave


ética empresarial; responsabilidade social; código de ética

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Iniciação Científica Cesumar
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
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ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

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