Horta Escolar de Plantas Medicinais: Uma Prática de Vida Saudável

  • Selson Garutti Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
  • Fernanda Claudia Pinheiro Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Palavras-chave: Plantas Medicinais, Horta, Escola.

Resumo

O hábito de se cultivar plantas medicinais é tão antigo quanto a espécie humana. Em alguns lugares o cultivo de plantas medicinais é o único método terapêutico encontrado devido às baixas condições de locomoção às cidades com recursos médicos, ou pelas tradições mantidas de alguns povos, principalmente indígenas. A grande quantidade de fármacos que pode ser extraída de plantas fitoterápicas despertou o interesse de profissionais da saúde nas plantas, tanto que centenas de entidades e organizações não governamentais, programas de prefeituras municipais e governos estaduais visam a fortalecer os fitomedicamentos e as plantas medicinais como opção terapêutica importante na vida da população brasileira. Participaram da pesquisa os integrantes da APAE - Iguaraçu, onde, sob o auxílio e a orientação adequada, realizaram desde a escolha das mudas, local adequado e plantio até a colheita e utilização das plantas medicinais por eles cultivadas.

Biografia do Autor

Selson Garutti, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Mrofessor de Antropologia & Filosofia.
Fernanda Claudia Pinheiro, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Discente do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Bolsista do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Maringá – PICC / CESUMAR. E-mail: fernanda.bernini@gmail.com
Publicado
2011-03-01
Seção
Artigos de Iniciação Científica