A prática pedagógica dos professores do ensino fundamental sobre tonicidade

Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Geiva Carolina Calsa, Edson Carlos Romualdo

Resumo


Este estudo teve como principal objetivo verificar, mediante observação de gramática no Ensino Fundamental, a forma como os professores conceituam esse conteúdo. Tomou-s como foco o ensino da sílaba tônica e das regras de acentuação gráfica, a partir da perspectiva da gramática reflexiva. Para tanto foram realizadas observações com professores de Língua Portuguesa – 2ª, 4ª, 5ª e 6ª séries- de uma escola pública do município de Maringá-PR. Os resultados evidenciaram que estes conteúdos são abordados pelos professores somente com o livro didático. Segundo a literatura especializada, este encaminhamento metodológico não permite uma aprendizagem satisfatória. Muitas vezes, os livros didáticos apresentam uma fragmentação excessiva dos conteúdos, acarretando uma confusão conceitual dos conteúdos escolares.

Palavras-chave


educação; tonicidade; ensino fundamental

Texto completo:

Artigo_pdf


Iniciação Científica Cesumar
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.