Aspectos sobre a utilização do método do Caso no ensino da Contabilidade: uma abordagem inicial

  • Edmar Aparecido de Souza CESUMAR / UNIMAR
  • José Carlos Marion USP / KANSAS-USA
Palavras-chave: método do caso, ensino de contabilidade, metodologia de ensino

Resumo

Este trabalho volta-se para a aplicação de um método de ensino denominado "Método do Caso" que teve sua origem na Escola de Negócios de Havard, Boston (MA), Estados Unidos, sendo que sua propriedade de relacionamento entre teoria e prática favorece a utilização entre as ciências sociais aplicadas, especificamente a contabilidade, onde se faz mister a interação do aluno com as vivências empresariais cotidianas. Procura mostrar a importância do método para o processo de ensino-aprendizagem, assim como, estabelece os pré-requisitos necessários para o ensino com Casos. Seu objetivo principal consiste na identificação de aspectos metodológicos do Método do Caso que favorecem o ensino de contabilidade, em relação ao perfil profissional traçado pelas diretrizes curriculares do curso superior de Ciências Contábeis, sobretudo numa visão de interdisciplinaridade. Adicionalmente, analisa alguns Casos presentes na literatura contábil com vistas à adequação destes ao modelo discutido.

Biografia do Autor

Edmar Aparecido de Souza, CESUMAR / UNIMAR
Docente (Graduação e Pós-Graduação) das Faculdades integradas de Maringá - FAIMAR-CESUMAR; Mestre em contabilidade Avançada pela UNIMAR/Marília-SP
José Carlos Marion, USP / KANSAS-USA
Docente do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia e Administração - FEA da Universidade de São paulo - USP; Doutor em Contabilidade e Livre Docente pela FEA-USP, Pós Doutor pela Universidade do Kansas - USA
Publicado
2007-07-16
Seção
Artigos Originais