Aspectos sobre a utilização do método do Caso no ensino da Contabilidade: uma abordagem inicial
Palavras-chave:
método do caso, ensino de contabilidade, metodologia de ensino
Resumo
Este trabalho volta-se para a aplicação de um método de ensino denominado "Método do Caso" que teve sua origem na Escola de Negócios de Havard, Boston (MA), Estados Unidos, sendo que sua propriedade de relacionamento entre teoria e prática favorece a utilização entre as ciências sociais aplicadas, especificamente a contabilidade, onde se faz mister a interação do aluno com as vivências empresariais cotidianas. Procura mostrar a importância do método para o processo de ensino-aprendizagem, assim como, estabelece os pré-requisitos necessários para o ensino com Casos. Seu objetivo principal consiste na identificação de aspectos metodológicos do Método do Caso que favorecem o ensino de contabilidade, em relação ao perfil profissional traçado pelas diretrizes curriculares do curso superior de Ciências Contábeis, sobretudo numa visão de interdisciplinaridade. Adicionalmente, analisa alguns Casos presentes na literatura contábil com vistas à adequação destes ao modelo discutido.
Publicado
2007-07-16
Edição
Seção
Artigos Originais
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