Queixa principal dos pacientes da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP submetidos à triagem

  • Newton Cesar Kamei UEM
  • Vanessa Cavalli
  • Paulo Rogério Ferreti Bona FOP-UNICAMP
  • Fabio Ramoa Pires FOP-UNICAMP
  • Marcio Ajudarte Lopes FOP/UNICAMP
  • Osvaldo Di Hipolito Jr.
Palavras-chave: Tratamento odontológico, queixa principal

Resumo

Neste trabalho os alunos descrevem o resultado de um estudo realizado com 1389 pacientes que passaram pelo setor de Triagem da faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, perguntando a cada um deles o motivo que o levou a procurar o serviço odontológico. A partir desta pergunta foram apresentados, no total, 2023 motivos, agrupados conforme as expectativas de tratamento. A dor, embora sendo o motivo mais citado, pode estar sendo usado para priorizar o tratamento, necessitando reavaliação. As restaurações dentárias vêm logo a seguir, revelando o desejo do paciente em restabelecer a estética e função dentária. Ressalta-se também a grande procura por tratamento ortodôntico, vindo de consultórios particulares. A condição financeira representou índice percentual baixo.

Biografia do Autor

Newton Cesar Kamei, UEM
Docente da Universidade Estadual de Maringá - UEM; Aluno Regularmente matriculado na Pós-Graduação, nível de Mestrado, em Patologia Buco-Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -Universidade Estadual de Campinas - FOP/UNICAMP.
Vanessa Cavalli
Cirurgiã Dentista
Paulo Rogério Ferreti Bona, FOP-UNICAMP
Aluno regular matriculado na Pós-Graduação, nível Mestrado, em Patologia Buço-Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Fabio Ramoa Pires, FOP-UNICAMP
Graduação, nível Mestrado, em Patologia Buço-Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Marcio Ajudarte Lopes, FOP/UNICAMP
Docente da Pós-Graduação em Patologia Buco-Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -Universidade Estadual de Campinas - FOP/UNICAMP.
Osvaldo Di Hipolito Jr.
Docente da Pós-Graduação em Patologia Buco-Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -Universidade Estadual de Campinas - FOP/UNICAMP.
Publicado
2007-07-16
Seção
Artigos Originais