Os Resultados da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Relação com Práticas de Melhoria da Qualidade nas IES

Valdecir Bertoncello

Resumo


Este trabalho teve como objetivo fazer uma pesquisa sobre a CPA (Comissão Própria de Avaliação), em uma Instituição de Ensino Superior localizada no estado do Paraná, sob a perspectiva de coordenadores de curso e a relação desta avaliação com as práticas de melhoria de qualidade na IES. Esse trabalho se justifica, pois a CPA é parte de avaliação institucional, que tem suas diretrizes estabelecidas pelo MEC, e tem se firmado como um importante veículo interno para construção e busca da qualidade. Portanto, foi realizado um levantamento com 31 coordenadores, salientando a parte acadêmica da CPA, bem como sua importância para o curso, seu processo, os movimentos de socialização dos resultados e as mudanças efetuadas a partir dos resultados. O resultado mostrou que 1/3 dos coordenadores afirmaram faltar informações do resultado geral da CPA e que o um ranking dos professores foi elaborado somente pela visão do aluno. Nesse sentido, foi observado, por meio das respostas que faltou um fórum para discussão dos resultados e planejamento de divulgação dos dados por parte da CPA.

Palavras-chave


Comissão Própria de Avaliação; Qualidade de ensino; Educação Superior.

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Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
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ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

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