Estatística aplicada ao turismo com ênfase na feira agropecuária "EXPOINGÁ"

Débora Pereira Mota Cândido, Simone Alves Sakuma

Resumo


Muitas foram as transformações que ocorreram no cenário empresarial devido à globalização e aos avanços da tecnologia de informação; como conseqüência tem-se o acirramento da concorrência entre as organizações em todo o mundo. Diante desse cenário, é importante que o administrador tenha um diferencial para sua empresa, a fim de torná-la competitiva no mercado. Tendo em vista este quadro a avaliação para a empresa é de fundamental importância para o planejamento de suas ações e para tomada de decisões. A empresa organizadora da Feira Agropecuária de Maringá, "EXPOINGÁ", fez uso de avaliação, através de elemento de dados, desde 1998. Considerando a grandeza do evento, o objetivo do presente projeto nada mais é do que fornecer instrumentos necessários para o aprimoramento desta avaliação, a fim de promover a organização do sistema de coleta, apuração e análise dos resultados, possibilitando a comparação do desempenho da feira em relação aos anos anteriores. Este artigo apresenta o estudo realizado sobre o objeto de investigação que já vem sendo utilizado pela empresa, a fim de trazer possíveis contribuições, por meio de uma análise mais aprofundada do mesmo, de forma a apresentar resultados relevantes e definitivos para a empresa em questão, dando condições ao administrador de projetar de maneira ótima suas atividades, o que necessariamente contribuirá para elevar o nível de qualidade da feira.

Palavras-chave


informação; avaliação; turismo

Texto completo:

Artigo_pdf


Iniciação Científica Cesumar
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.