Produção Científica sobre Avaliação Psicológica em Psicologia Hospitalar

  • Marcelo Scardovelli Brotta Universidade Guarulhos
  • Paulo Francisco de Castro Universidade Guarulhos / Universidade de Taubaté
Palavras-chave: Avaliação Psicológica, Psicologia Hospitalar, Psicodiagnóstico, Produção Científica.

Resumo

O presente artigo possui como objetivo investigar a produção científica sobre avaliação psicológica empregada no contexto da Psicologia Hospitalar. A instituição hospitalar é um dos espaços de atuação da psicologia; nesse espaço há necessidade de uma prática específica integrando elementos clínicos e institucionais. Para tanto, os procedimentos de avaliação psicológica devem se adaptar à realidade do hospital, gerando rico material de pesquisas. Nesta proposta foram investigados artigos publicados em base de dados nacionais, utilizando-se a combinação de “avaliação psicológica” e “psicologia hospitalar”. Foram levantados 66 artigos que foram analisados segundo seus aspectos formais e de conteúdo. Em linhas gerais, os resultados demonstram que a maior parte dos artigos teve sua publicação em 2007 (18,20% - N=12). Os periódicos que mais publicaram foram a Revista Latino-americana de Enfermagem e Revista Saúde Pública, ambas com 7,6% (N=5); a maior parte dos autores publicou apenas um artigo no período, sendo 70% da amostra (N=175). A maior parte dos autores que publicaram os artigos tem origem no Estado de São Paulo (31,80% - N=28), sendo a maioria deles vinculados à Universidade de São Paulo (12,70% – N=15). Os instrumentos mais utilizados nos artigos pesquisados foram entrevistas, questionários e sessões de atendimento (53,42% - N=39). Os testes psicológicos indicaram uma incidência de 12,32% (N=9). Os dados caracterizaram a produção científica nacional sobre avaliação psicológica em Psicologia Hospitalar. Outros estudos sobre o tema mostram-se relevantes.

Biografia do Autor

Marcelo Scardovelli Brotta, Universidade Guarulhos
Acadêmico do Curso de Psicologia da Universidade Guarulhos - UNG; Bolsista PIBIC CNPq/UnG. E-mail: marcelo.brotta@yahoo.com.br
Paulo Francisco de Castro, Universidade Guarulhos / Universidade de Taubaté
Docente do Curso de Psicologia da Universidade Guarulhos – UNG e Universidade de Taubaté - UNITAU. E-mail: castro.pf@uol.com.br.
Publicado
2012-11-30
Seção
Artigos de Iniciação Científica