Uma análise do ensino da língua padrão no 3º ano do ensino médio

  • Silvia de Souza Fregieri CESUMAR
  • Ludhiana Ethel Kendrick Bertoncello CESUMAR
  • Júnior Cezar Castilho CESUMAR
Palavras-chave: produção textual, PCNs, leitura, texto

Resumo

Considerando a problemática atual do domínio do uso da Língua Portuguesa nos espaços acadêmicos, neste estudo busca-se verificar o grau de conhecimento e domínio da linguagem padrão pelos alunos do 3º (terceiro) ano do ensino médio em uma escola pública e outra privada, para compreender os elementos conflitantes do processo metodológico de ensino/aprendizagem e sua relação com a competência comunicacional do sujeito educando. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, no que concerne às competências pretendidas apontadas nos PCNs de língua portuguesa para o ensino médio, bem como pesquisa de campo cujos sujeitos foram 24 alunos de ambas as escolas. A eles foi aplicado um questionário composto por 15 questões abertas que versaram sobre a prática da leitura para produção de textos orais e escritos, que visou levantar dados que apontem uma possível origem do problema. Também efetivou-se um estudo acerca das práticas de linguagem, leitura e produção e como essa polifonia pode auxiliar na elaboração dos textos, sejam eles orais ou escritos.

Biografia do Autor

Silvia de Souza Fregieri, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Letras do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar (PROBIC).
Ludhiana Ethel Kendrick Bertoncello, CESUMAR
Orientadora da pesquisa, docente do Curso de Letras do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Júnior Cezar Castilho, CESUMAR
Orientador da pesquisa, docentes do Curso de Letras do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Publicado
2007-07-23
Seção
Artigos Originais