Uma análise do ensino da língua padrão no 3º ano do ensino médio
Palavras-chave:
produção textual, PCNs, leitura, texto
Resumo
Considerando a problemática atual do domínio do uso da Língua Portuguesa nos espaços acadêmicos, neste estudo busca-se verificar o grau de conhecimento e domínio da linguagem padrão pelos alunos do 3º (terceiro) ano do ensino médio em uma escola pública e outra privada, para compreender os elementos conflitantes do processo metodológico de ensino/aprendizagem e sua relação com a competência comunicacional do sujeito educando. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, no que concerne às competências pretendidas apontadas nos PCNs de língua portuguesa para o ensino médio, bem como pesquisa de campo cujos sujeitos foram 24 alunos de ambas as escolas. A eles foi aplicado um questionário composto por 15 questões abertas que versaram sobre a prática da leitura para produção de textos orais e escritos, que visou levantar dados que apontem uma possível origem do problema. Também efetivou-se um estudo acerca das práticas de linguagem, leitura e produção e como essa polifonia pode auxiliar na elaboração dos textos, sejam eles orais ou escritos.
Publicado
2007-07-23
Edição
Seção
Artigos Originais
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