O papel social da Educação Física frente ao problema da obesidade na infância e adolescência

  • Cezar Aparecido Correa de Lima UEM
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira UEM
Palavras-chave: educação física, sociedade, obesidade, infância/adolescência

Resumo

Diversos estudos têm demonstrado o aumento do índice de obesidade na população em geral. Os costumes contemporâneos têm favorecido este aumento principalmente no caso de crianças e adolescentes, tendo em vista que suas atividades não são equivalentes às praticadas por gerações anteriores. Para tanto, este estudo, de cunho bibliográfico, efetuou uma análise sobre a contribuição da Educação Física e a sociedade, retratando principalmente, seu papel no âmbito escolar. No segundo capítulo, discorremos sobre a obesidade como um problema social, mostrando alguns conceitos, causas e conseqüências sobre este mal, considerando hoje como uma epidemia. Em seguida, no capítulo três, demos ênfase à obesidade na infância e na adolescência, analisando os períodos onde ocorre e os riscos causados pelo excesso de peso em tenra idade. por fim, analisamos o papel social da Educação Física em relação ao problema da obesidade na infância e adolescência, discorrendo sobre a Educação Física na escola e fora dela, com um papel de intervenção e transformação em nossa sociedade. Consideramos, portanto, que a Educação Física no ambiente escolar desempenha papel formativo e informativo de destacada relevância social, pois trata de temas imprescindíveis à aquisição de hábitos saudáveis que poderão contribuir no usufruto de uma melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Cezar Aparecido Correa de Lima, UEM
Discente do Curso de Educação Física da universidade Estadual de Maringá. Integrante do Grupo Pet do Departamento de Educação Física da UEM.
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, UEM
Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da UEM e Orientador do Trabalho de Iniciação Científica.
Publicado
2007-07-17
Seção
Artigos de Iniciação Científica