A Influência dos Grupos de Referência no Consumo Cultural do Jovem da Cidade de São Paulo

Diego Paulo Rhormens, Sergio Silva Dantas

Resumo


Este trabalho teve como finalidade estudar a influência dos grupos de referência de um jovem residente na cidade de São Paulo e seu consumo cultural, assim como a relação entre cultura, identidade e autoimagem. O estudo também buscou descobrir quais são os produtos culturais mais consumidos e preferidos pelos jovens. Para fazer o levantamento dos dados foram aplicados questionários a indivíduos com idade entre 15 e 24 anos de diversas classes socioeconômicas. Os dados foram analisados estatisticamente e pode-se perceber que os grupos de referência primários exercem a maior influência sobre a escolha por consumir determinados produtos culturais. A família e os amigos são os grupos que mais os influenciam. Segundo os dados obtidos, consumir cultura auxilia o jovem a mostrar ao outro aquele que deseja ser. As atividades culturais mais praticadas pelos jovens são assistir televisão e ouvir música. Com este trabalho foi possível observar que os grupos de referência influenciam os jovens, e que a cultura os auxilia a comunicar sua autoimagem e construir a identidade de acordo com seus respectivos valores.

Palavras-chave


Cultura; Identidade; Jovem.

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Iniciação Científica Cesumar
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

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