Participação da Mídia no Contato do Público Paulistano com o MMA

  • Guilherme Caleffi Spindola Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Silva Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: omportamento do Consumidor, Mídia, Mixed Martial Arts

Resumo

A recente popularização das Artes Marciais Mistas no Brasil, tradução da sigla MMA (Mixed Martial Arts), é evidente pela quantidade de exposição desse esporte na mídia brasileira. O sucesso de lutadores brasileiros como Anderson Silva, Junior Cigano, José Aldo, Vitor Belfort, Minotauro Nogueira, Wanderlei Silva dentre tantos outros que fazem parte dos lutadores mais bem pagos e de presença no cart principal dos eventos do UFC colocam o Brasil, que foi o berço desse esporte, como um dos principais países nessa modalidade. No intervalo entre 2009 e 2014, quatorze eventos do maior campeonato de MMA do mundo, o UFC, foram sediados em cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Jaraguá. A transmissão dos eventos de lutas não é a única forma de contato do MMA com as pessoas, pois novelas, sites de esporte ou de notícias em geral, telejornais, filmes e programas de televisão também têm os atletas em seus assuntos. Muitas empresas os contratam para serem seus garotos propaganda. Entretanto, o que não se sabe é se a mídia teve papel fundamental na inserção do MMA entre os esportes de preferência do público paulistano. Por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa, utilizando-se da técnica de entrevistas, descobriu-se que essa inserção na mídia favoreceu a receptividade do público paulistano ao MMA.

Biografia do Autor

Guilherme Caleffi Spindola, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sergio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Doutor em Psicologia Social pela Pontíficia Universidade Católica (PUCSP); Docente e Coordenador Adjunto do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Publicado
2015-11-18