Consciência Fonológica e Alfabetização em Crianças Brasileiras: Como esta Relação tem Evoluído?

  • Ingrid Michélle de Souza Santos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Monilly Ramos Araujo Melo Universidade Federal de Campina Grande -UFCG
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Psicologia cognitiva, Consciência fonológica, Aprendizagem, Leitura e escrita

Resumo

A consciência fonológica é uma habilidade metalinguística amplamente reconhecida na literatura como essencial para o entendimento do princípio alfabético. Estudos apontam que intervenções que envolvem o treinamento dessa habilidade, além de favorecer o processo de alfabetização, são potencialmente capazes de prevenir e tratar dificuldades de aprendizagem. Tendo em vista essa importância, buscamos com este trabalho explorar na literatura científica brasileira a relação existente entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita. Esta pesquisa foi motivada pelo estudo de iniciação científica que gerou o trabalho de conclusão de curso de uma das autoras, sendo, portanto, uma sistemática de estudo adotada pela equipe de pesquisa a fim de refletir acerca do tema estudado e delinear um projeto de pesquisa de relevância social e científica. Para tanto, analisamos todos os trabalhos escritos no português do Brasil acerca da consciência fonológica, referente aos anos de 2005 a 2015. Objetivamos apresentar como anda o estado da arte brasileira sobre o tema aqui abordado, atentando-nos para as questões já em fase de consolidação, os dissensos e os avanços encontrados na literatura. Verificou-se que a consciência fonológica é a habilidade metalinguística mais pesquisada na literatura e mais bem consolidada, no entanto, pesquisam-se outras habilidades que também contribuem para a alfabetização e qual o nível de importância que elas teriam para este processo.

Biografia do Autor

Ingrid Michélle de Souza Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco
Monilly Ramos Araujo Melo, Universidade Federal de Campina Grande -UFCG
Doutora em Psicologia Cognitiva, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Professora e Supervisora do Curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia - UNIPÊ
Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Doutor (D.Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford, Inglaterra. Pós-Doutor em Psicologia pelas University of London e University of Oxford, Inglaterra. Professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE. Pesquisador 1a do CNPQ
Publicado
2016-12-14
Seção
Artigos de Revisão