A concepção de adolescência segundo os próprios adolescentes

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Melyssa Moreira Gualda, Rosana Maria Monteiro Campigotto

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo investigar como os próprios adolescentes se percebem enquanto alunos. A identidade é construída em um processo de aprendizagem, que implica em amadurecimento da capacidade de integrar o passado, presente e futuro. Sendo assim, é vivenciada como uma ação: é o indivíduo que constrói a sua consciência e seu reconhecimento, no interior dos limites postos pelo ambiente e pelas relações sociais. O escudo da representação social do adolescente justifica-se na medida em que o aluno tende a se relacionar com outros membros da escola. Importa identificar as representações sociais assumidas de modo pouco consciente pelos alunos, pois se trata de um fator de importância no trabalho do psicólogo escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. No segundo, de natureza empírica, foram entrevistados 20 adolescentes de ambos os sexos, matriculados no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio em duas escolas, sendo uma de rede pública e outra de rede privada, da cidade de Mandaguari - PR. A análise dos dados teve um caráter qualitativo, trabalhando-se com seis categorias: 1) concepção de adolescência; 2) dificuldades de adolescentes; 3) preocupação do adolescente; 4) influência da família; 6) importância da escola. Chegou-se à conclusão que a adolescência é uma fase do desenvolvimento humano onde muita mudança física, social e psicológica acontece, influenciando assim, os comportamentos dos jovens. Por estarem vivendo a mesma experiência, este se unem, acatando os valores uns dos outros como sendo mais importante que os valores transmitidos pela família. Contudo, para a formação de sua identidade, os jovens também buscam como referencial os valores transmitidos pelos professores familiares e pela mídia.

Palavras-chave


adolescência; identidade; desenvolvimento

Texto completo:

Artigo_pdf


Iniciação Científica Cesumar
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.