estudo da efetividade da abordagem aurioral na reabilitação em pacientes com perda auditiva neurossensorial moderada

  • Ana Patrícia Fernández Turkowski CESUMAR
  • Carla Lucélia Bessani Paixão CESUMAR
  • Ana Cléia de Oliveira Marques CESUMAR
  • Hugo Pires-Jr. CESUMAR
Palavras-chave: desenvolvimento cognitivo, fala e linguagem aurioral, perda auditiva neurossensorial.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo caracterizar o desenvolvimento cognitivo, de fala e linguagem de uma criança que apresenta perda auditiva neurossensorial moderada, submetida à realização baseada na abordagem aurioral. A metodologia utilizada foi: primeiramente exames audiológicos constando de audiometria tonal, vocal, imitacional e uma avaliação do potencial auditivo d tronco cerebral de curta latência (BERA), uma anamnese fonoaudiológica constando de avaliação das habilidades auditivas, da comunicação oral, dos aspectos lingüísticos e dialógicos, dos órgãos fonoarticulatórios e da comunicação gráfica. Apesar do déficit auditivo que a criança apresenta (perda moderada), foi possível observar por meio dos aspectos avaliados que a mesma apresenta desenvolvimento cognitivo e lingüístico compatíveis com uma criança que apresenta audição dentro dos padrões da normalidade. Não foi observada defasagem nas áreas descritas acima, principalmente pelo fato de que a criança faz uso de aparelho de ampliação sonora individual binaural, compensando este déficit auditivo já descrito. Outro fator que deve ser ressaltado é a permanência de criança em terapia fonoaudiológica baseada na abordagem aurioral, na qual é trabalhada a audição, contribuindo pra o aproveitamento satisfatório do aparelho auditivo, isso se mostra eficaz na reabilitação auditiva de pacientes que apresentam perda auditiva neurossensorial moderada.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Fernández Turkowski, CESUMAR
Discente do Curso de Fonoaudiologia do CESUMAR. Iniciação Científica vinculada ao PROBIC - programa de Bolsas de Iniciação Científica do CESUMAR.
Carla Lucélia Bessani Paixão, CESUMAR
Discente do Curso de Fonoaudiologia do CESUMAR. Iniciação Científica vinculada ao PROBIC - programa de Bolsas de Iniciação Científica do CESUMAR.
Ana Cléia de Oliveira Marques, CESUMAR
Especialista Co-orientadora da Pesquisa, Docente do Curso de Fonoaudiologia do CESUMAR
Hugo Pires-Jr., CESUMAR
Mestre, Orientador da pesquisa, Docente do Curso de Fonoaudiologia do CESUMAR.
Publicado
2007-07-18
Seção
Artigos Originais