O Pioneirismo Feminino na Medicina Brasileira: Clarice Ferreira e as Estratégias Para se Impor

  • Bárbara Araújo Machado UFF
  • André de Faria Pereira Neto FIOCRUZ
Palavras-chave: Gênero, Ginecologia, História da Profissão Médica, Trabalho, Gender, Gynecology, History of Medical Profession, Labor.

Resumo

A presença feminina no mercado de trabalho brasileiro aumentou consideravelmente a partir de meados do último século. A prática médica acompanhou esse crescimento, sendo a ginecologia uma especialidade que tem atraído particularmente as profissionais médicas. Todavia, a inserção das mulheres nesse mercado de trabalho não se deu sem o enfrentamento de obstáculos. A ginecologia brasileira, em seus primórdios, era uma especialidade hegemonicamente masculina. O presente trabalho procura perceber até que ponto a condição feminina interferiu no ingresso e na conquista desse espaço profissional. Para verificar isso, foi realizada uma entrevista com a doutora Clarice Amaral Ferreira, que obteve uma série de conquistas profissionais que a caracterizam como uma pioneira no mercado de trabalho médico, especificamente na ginecologia. Através da metodologia de história oral de vida, procurou-se recuperar as dificuldades vividas por ela e as estratégias que utilizou para enfrentá-las.

Biografia do Autor

Bárbara Araújo Machado, UFF
Discente de História do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense ICHF / UFF. E-mail: bepontoaraujo@gmail.com
André de Faria Pereira Neto, FIOCRUZ
Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. E-mail: apereira@fiocruz.br
Publicado
2008-10-27
Seção
Artigos de Iniciação Científica