CRISTIANISMO E CULTURA POP: UM DIÁLOGO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A CULTURA CRISTÃ E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA PÓS-MODERNIDADE

Lucas Villan Arrue, Júlio Cézar Adam

Resumo


Cristianismo é uma parte importante da cultura ocidental e ao longo da história precisou se posicionar diante de diferentes acontecimentos, estruturas e diante de outras expressões culturais, especialmente religiosas e intelectuais. Mas nunca o cristianismo se viu tão imerso em diferentes expressões culturais e, consequentemente, diante de tantas expressões religiosas. Em meio a essa cultura, que agora se apresenta como pós-moderna, emerge a cultura pop, uma das mais intensas expressões culturais da história que se manifesta de uma forma diversa, envolvente e que logra uma aderência singular da parte do indivíduo pós-moderno, modificando seu comportamento e interação com o meio e com outros indivíduos. A pesquisa tem por objetivo apresentar uma definição de cultura pop e avaliá-la, especialmente no que diz respeito às suas manifestações na mídia com o fim de apresentar os desafios do cristianismo diante dessa manifestação cultural.

Palavras-chave


Cristianismo; Cultura; Cultura pop.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, J. Identidade Cultural no Brasil. Vargem Grande Paulista: A9, 1999.

AQUINO, R.B. BTCAST 168. 13 set. 2016. Disponível em: .

BÍBLIA de Estudo de Genebra. 2. Ed. Barueri, SP: Sociedade bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

CASTRO, F.F. Temporalidade e cotidianidade no pop. In: SÁ, S.P.; CARREIRO, R. FERRAZ, R. (Org.). Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015.

CONCEITO etimológico de cultura Disponível em:

MELANIAS, Abner. Contraponto 10. 16 jun. 2016. Disponível em: .

MELANIAS, Abner. Contraponto 13. 28 jul. 2016. Disponível em: .

FERREIRA, A.B.H. Mini Aurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7. ed. Curitiba: Positivo, 2008.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GODAWA, B. Cinema e fé cristã: vendo filmes com sabedoria e discernimento. Viçosa: Ultimato, 2004.

HORTON, M.S. O cristão e a cultura. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

KELLNER, D. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

LAMARINO, Á. Nerdologia. Disponível em: .

NIEBUHR, H. R. Cristo e a cultura. RJ: Paz e Terra, 1967.

ROOKMAAKER, H.R. A arte não precisa de justificativa. Viçosa, MG: Ultimato, 2010.

SÁ, S.P.; CARREIRO, R.; FERRAZ, R. (Org.). Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015.

SOARES, T. Percursos para estudos sobre música pop. In: SÁ, S.P.; CARREIRO, R.; FERRAZ, R. (Org.). Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015.

TURNER, S. Engolidos pela cultura pop: arte, mídia e consumo. Viçosa: Ultimato, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2018v20n1p71-83

Iniciação Científica Cesumar
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.