JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

  • Radamés de Mesquita Rogério Universidade Estadual do Piauí
  • Isaias Ribeiro Gonçalves Universidade Estadual do Piauí
  • Ana Luiza Marques de Sousa Pinto Universidade Estadual do Piauí
  • Mariane da Silva Bessa Universidade Estadual do Piauí
Palavras-chave: Ensino de sociologia, Jogos didáticos, Ensino médio

Resumo

O presente artigo visa trazer à tona e refletir sobre a experiência da aplicação de jogos didáticos na disciplina de sociologia no ensino médio em escolas públicas no município de Parnaíba em 2017. A experiência se deu a partir de uma proposta da disciplina de sociologia da educação no curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Alexandre Alves de Oliveira. Foram propostas aos alunos a elaboração e a aplicação de jogos didáticos nas escolas do município como forma de avaliar como esta ferramenta didática pode contribuir para o aprofundamento de determinados temas de maneira lúdica de forma a facilitar não só a aprendizagem do conteúdo proposto como também a participação dos alunos. Partimos da hipótese de que os jogos podem contribuir para combater o marasmo do ensino médio por meio de suas práticas lúdicas e dinâmicas. O que a aplicação dos jogos Trilogia, jogo do privilégio e Vidas quadradas demonstrou foi que de fato os alunos participantes dos jogos se envolveram bastante nas três atividades levando-nos a concluir que os jogos didáticos possuem grande potencial de contribuir para um processo educacional mais efetivo e atraente em que, acima de tudo, o aluno possa sair de uma posição altamente passiva e venha a ocupar uma posição de coprodutor do conhecimento.

Biografia do Autor

Radamés de Mesquita Rogério, Universidade Estadual do Piauí
Docente adjunto I da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.
Isaias Ribeiro Gonçalves, Universidade Estadual do Piauí
Graduandos em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Brasil.
Ana Luiza Marques de Sousa Pinto, Universidade Estadual do Piauí
Graduandos em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Brasil.
Mariane da Silva Bessa, Universidade Estadual do Piauí
Graduandos em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Brasil.

Referências

AUSUBEL, D.P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BRUNER, J. Sobre a teoria da instrução. São Paulo: PH, 2006.

DURKHEIM, É. O suicídio. São Paulo: Martin Claret, 2008.

CAMPOS, L. et al. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/blogplec/a-produo-de-jogos-didticos-para-o-ensino-de-cincias-e-biologia-uma-proposta-para-favorecer-a-aprendizagem?qid=cd88b227-152a-4494-be60-ce4a4d3ce962&v=&b=&from_search=11>. Acesso em: 01 set 2017.

FERRAZ, M.M. Jogo do poder: uma metodologia lúdica para aplicação do conteúdo de Sociologia. In: SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO BÁSICA: O SENTIDO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 1., 2015. Anais... Rio de Janeiro: [s.n.], 2015.

FRAGA, P.; HELPES, S.S. A dor e a delícia de lecionar sociologia no ensino médio: a experiência de professoras e de professores da rede pública de Juiz de Fora. Teoria e Cultura, v. 12, n. 1, 2017.

HENRIQUES, V.B. et al. Editorial convidado: aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 4, p. 1-2, 2014.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KISHIMOTO, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.

LIMA, V.V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 421-434, 2016.

MIRANDA, S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, v. 28, p. 64-66, 2001.

POUGH, F.H.; HEISER, J.B.; FARLAND, M.C. A vida dos vertebrados. 2. ed. Atheneu: São Paulo, 1999.

PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002.

TAXA de suicídio no Piauí é 57% maior que a nacional. Disponível em: <https://www.portalodia.com/noticias/saude/taxa-de-suicidio-no-piaui-e-57-maior-que-a-nacional-306160.html.>. Acesso em: 21 abr. 2018.

PROGRAMA incentiva futuros professores de sociologia. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoImpresso.html?conteudo=1777.>. Acesso em: 20 abr 2018.

SANTOMAURO, B. Jogos: quando, como e por que usar. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3440/jogos-quando-como-e-por-que-usar - acesso em 24 fev 2018.

SOUSA, J. S. et al. O uso dos jogos como estratégia de ensino de sociologia na escola estadual de ensino médio e profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFCG, 4., 2010, Cuité, PB. Anais... Cuité: [s.n.], 2010.

SOUZA, M. G. et al. Relato de experiências: ensino de sociologia através de jogos educativos. In: SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ, 2., 2014. Anais... Foz do Iguaçu: [s.n.], 2014.

Publicado
2018-07-16