O Atual Currículo de Matemática: Ecos da Geometria Euclidiana e Seu Contexto Sócio-Cultural-Histórico
Palavras-chave:
História de Alexandria, Geometria Euclidiana, Currículo, History of Alexandria, Euclidian Geometry, Study program.
Resumo
Diante de inquietações, surgidas na licenciatura em Matemática, questionava-nos sobre a história da matemática e o seu ensino. Essas inquietações eram direcionadas no sentido de entender se a mesma nos auxiliaria em nosso enriquecimento cognitivo/intelectual ou em nossa futura prática docente. Desse modo, nasceu à idéia deste projeto de Iniciação Científica, o qual tem nos proporcionado respostas concretas e desafios, levando-nos a crer que a história da Matemática é de suma importância para as duas vertentes. O conjunto de idéias e costumes que contextualizaram a história de Alexandria, que se inicia no período Helenístico, e os marcos geométricos sistematizados pelos gregos dessa época, objetivam a essência deste projeto.Tendo o conhecimento histórico sobre quais eram feitos os questionamentos do período, helenístico, vislumbramos algumas perguntas tais como: o que é, de onde vem, e prá que serve a Geometria? As quais tornaram-se dúvidas freqüentes no processo de ensino e de aprendizagem da geometria. Cabe aos educadores matemáticos, trabalharem esses conteúdos de forma a contextualizá-los em sua prática docente. A conclusão desse trabalho nos ocasionou alusões para que a história da geometria auxilie como um instrumento facilitador no processo de ensino e de aprendizagem da geometria, por meio de seu atual currículo.
Publicado
2009-06-15
Edição
Seção
Artigos de Iniciação Científica
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.