Imagens da África do Sul no Cinema: Contribuições da Análise Fílmica na Educação Escolar

Delton Aparecido Felipe, Teresa Kazuko Teruya

Resumo


Este trabalho apresenta uma leitura crítica do conteúdo de um filme que trata do preconceito racial. Busca responder à seguinte questão: de que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de aula? Neste sentido, foi selecionado o filme: “Sarafina o som da liberdade”, como fonte de pesquisa, com o objetivo de investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica com base nos Estudos Culturais. A utilização do filme na escola, nesta perspectiva, pode ampliar a nossa compreensão da lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-descendente.

Palavras-chave


Educação; Linguagem cinematográfica; Apartheid; Estudos culturais; Education; Cinematographic language; Apartheid; Cultural studies.

Texto completo:

Artigo_Pdf


Iniciação Científica Cesumar
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.