ANÁLISE DE VERBETES EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DO TIPO 3 DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Maria Laura da Silva, Márcio Sales Santiago

Resumo


O dicionário escolar é um importante instrumento de ensino/aprendizagem de língua materna, entretanto, pouco utilizado em sala de aula, haja vista que muitos professores não possuem o domínio das múltiplas funções que o dicionário pode alcançar ao ser explorado nas suas diversas especificidades. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou analisar verbetes que figuram nos dicionários escolares do tipo 3, avaliados e selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Dicionários 2012), do Ministério da Educação (MEC). Estes dicionários escolares são destinados para os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental II. Em face disso, observamos as várias possibilidades pedagógicas do uso do dicionário em sala de aula por meio da análise contrastiva dos verbetes. Tomamos como pressuposto teórico da Lexicografia Pedagógica os trabalhos de Krieger (2007; 2012), Pontes (2009) e Santiago (2012, 2015). O corpus foi constituído por cinco dicionários do tipo 3 aprovados pelo PNLD Dicionários 2012, nos quais foram selecionados verbetes a partir de alguns critérios pertinentes. Os dados relativos aos verbetes foram registrados em fichas criadas em um banco de dados com a finalidade de armazenar as informações de cada verbete. As análises revelaram aspectos paradigmais divergentes de um mesmo verbete em diferentes dicionários, bem como informações que são comuns entre os dicionários analisados.

Palavras-chave


Lexicografia pedagógica; Dicionário escolar; PNLD.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2018v20n2p209-219

Iniciação Científica Cesumar
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ISSN 2176-9192 On-line
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ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

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