Estudo por Elementos Finitos da Interação Fluido-Estrutural entre a Artéria da Carótida e o Fluxo Sangüíneo

  • Felipe Bertelli UEPG
  • Moisés Meza Pariona UEPG
  • Guilherme Anderson Salem UEPG
Palavras-chave: Artéria, Fluido-estrutural, Não-newtoniano, Sangue, Simulação numérica, Artery, Structural fluid, Non-Newtonian, Blood, Numerical simulation.

Resumo

Neste trabalho foram realizados o estudo da simulação numérica do fluxo de sangue e a interação fluido-estrutural entre o sangue e a artéria da carótida. A técnica numérica utilizada foi a dos elementos finitos através do software Ansys. Neste estudo foi considerado o comportamento não-newtoniano do fluxo de sangue e este fenômeno foi representado pelo modelo de Carreau. Também foi considerada a turbulência no fluxo de sangue e esta foi representada pelo modelo de K-e. Além disso, foi considerado o sangue com característica incompressível. Como condição de contorno na mecânica de fluidos foi considerada a onda gerada pelo coração em forma de um pulso periódico, durante a sístole. Para o estudo estrutural da deformação da artéria, como condição de contorno foi considerada a pressão gerada pelo fluxo de sangue. Como resultado, a variação da velocidade, pressão, energia cinética de turbulência, tensão e deformação linear da artéria foram mostradas em 3D nas formas qualitativa e quantitativa. O resultado deste trabalho foi similar ao da literatura.

Biografia do Autor

Felipe Bertelli, UEPG
Acadêmico de Iniciação Científica do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
Moisés Meza Pariona, UEPG
Docente do Departamento de Matemática e Estatística e da Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
Guilherme Anderson Salem, UEPG
Acadêmico de Iniciação Científica do Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
Publicado
2008-06-26
Seção
Artigos Originais