Editora da Revista RAMA, da UniCesumar, fará lançamento de livros na 35ª Semana Literária do SESC

A Editora da Revista RAMA, da UniCesumar, a professora Máriam Trierveiler Pereira, fará o lançamento de dois livros na abertura da 35ª Semana Literária do SESC, no próximo dia 12 de setembro, em Umuarama. A autora lançará o livro "Calendário Ambiental: proposta para educação holística" e o conto infantil "O álbum de fotografias da vovó".
O livro foi publicado pela Editora Livro Rápido como fruto da experiência da autora em educação ambiental em mais de quinze anos de magistério em educação superior, pós-graduação, ensino médio, técnico e tecnológico. A obra tem como objetivo reunir datas comemorativas sobre meio ambiente e organizar informações básicas sobre cada tema, além de sugestões de livros e filmes para professores e estudantes de ensino fundamental e médio. Com linguagem simples e acessível, o texto mostra que o tema ambiental é intrínseco à educação e à ética, e necessário ao altruísmo e à paz.
Além disso, Máriam, que atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, teve um conto infantil selecionado no concurso promovido pelo SESC Paraná que, juntamente com outros nove contos, foi ilustrado e publicado um uma coletânea. Os outros escritores são de Curitiba, Londrina, Guarapuava, Cascavel, Apucarana, Tomazina e Campo Largo. O edital do concurso, lançado em maio pelo SESC Paraná, afirmou que "esta seleção procura resgatar, por meio de textos de conteúdo infantil, a relação dos paranaenses com os elementos culturais de seu estado, possibilitando uma identidade inerente ao que é próprio do Paraná, através de símbolos, lendas, costumes ou outras manifestações". Dessa forma, a seleção dos contos foi um incentivo e valorização da produção literária paranaense e da cultura do Estado do Paraná. Puderam participar desse concurso apenas escritores natos e/ou radicados no Paraná.
"Eu gostaria de publicizar minha gratidão a Deus, e dedicar esse livro e esse prêmio a minha família, aos meus amigos do IFPR, do Centro Cultural Vera Schubert, do SESC Umuarama e da revista RAMA", finaliza a professora.