Aspectos da Comercialização de Derivados Lácteos em Supermercados, Padarias e Lojas de Conveniência do Setor Varejista de Natal/RN

Juliana Paula Felipe de Oliveira, Mayara Leilane de Jesus Barreto, Henrique Rocha de Medeiros, Sérgio Marques Júnior, Adriano Henrique do Nascimento Rangel

Resumo


Objetivou-se, neste estudo, avaliar a quantidade de marcas, origem e variedade de derivados lácteos vendidos no setor varejista de Natal, RN. Para isto, os locais de comercialização foram agrupados em grandes e pequenos estabelecimentos comerciais. Foram coletadas informações detalhando as marcas, origens e tipos dos queijos, iogurtes e bebidas lácteas. Estes dados foram avaliados usando-se estatística descritiva. Nos grandes estabelecimentos foram encontradas 79 marcas e 36 tipos de queijos. Os iogurtes e bebidas lácteas foram quantificados em 23 marcas. Os tipos de iogurtes foram superiores quando comparados à bebida láctea. Nos pequenos estabelecimentos encontraram-se 23 marcas e 11 tipos de queijos bem como 15 marcas de iogurtes e bebidas lácteas. Com relação aos tipos, foi observado comportamento semelhante aos grandes estabelecimentos. Independente do tamanho do supermercado, o maior número de marcas de queijos foi proveniente de Minas Gerais, ficando o Rio Grande do Norte em quarto lugar neste ranking. Todavia, foi observado que a maior quantidade de marcas de iogurtes e bebidas lácteas comercializadas nos dois tipos de estabelecimentos é proveniente do Rio Grande do Norte. O tipo de queijo mais comercializado nos supermercados e redes atacadistas foi o queijo minas, seguido do coalho e mussarela; enquanto que, nos pequenos estabelecimentos foram comercializados queijo, coalho e queijo minas. Com relação ao tamanho do estabelecimento comercial, todas as marcas encontradas nas grandes redes também foram encontradas nas pequenas redes. No entanto, o inverso não ocorre.

Palavras-chave


Queijo; Iogurte; Bebida Láctea; Marcas; Origem.

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Revista em Agronegócio e Meio Ambiente


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