Indústria brasileira de suco de laranja: posicionamento dos atores-chave no processo de cocriação de valor

  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá - UNESA
  • Joyce Gonçalves Altaf Universidade Estácio de Sá - UNESA
Palavras-chave: Laranja, Cocriação de Valor, Estratégia, Indústria de Suco de Laranja, Coordenação Relacional.

Resumo

A revisão dos eventos históricos da citricultura brasileira, notadamente aquela situada em São Paulo, aponta clara tendência a embates entre seus dois principais players: produtores de laranja e indústria de suco. Considerando-se o posicionamento destes atores em uma rede estratégica e de relacionamento, seria natural que eles cocriassem valor, mas isso não tem sido ajudado pelo clima de confronto que teima em perdurar neste segmento produtivo, o maior do mundo em sua especialização. O presente artigo se propõe a resgatar, de forma resumida, os principais acontecimentos que marcaram – e que continuam a marcar – este relacionamento. Em seguida, apresenta os pontos principais da Teoria da Cocriação de Valor, e finaliza apontando o status da usufruição de oportunidades de criação conjunta de valor no segmento, à luz dessa teoria.

Biografia do Autor

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá - UNESA
Dossui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (dedicação exclusiva), professora de Marketing de Servicos no curso de MBA em Marketing Estratégico da UFF, e membro do corpo editorial da revista acadêmica Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, da UFF. Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Marketing e em Estratégias Empresariais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, fidelização do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamento.
Joyce Gonçalves Altaf, Universidade Estácio de Sá - UNESA
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá; Docente no Instituto Vianna Júnior. E-mail: jgaltaf@yahoo.com.br
Publicado
2010-08-30
Seção
Agronegócio