Indústria brasileira de suco de laranja: posicionamento dos atores-chave no processo de cocriação de valor
Palavras-chave:
Laranja, Cocriação de Valor, Estratégia, Indústria de Suco de Laranja, Coordenação Relacional.
Resumo
A revisão dos eventos históricos da citricultura brasileira, notadamente aquela situada em São Paulo, aponta clara tendência a embates entre seus dois principais players: produtores de laranja e indústria de suco. Considerando-se o posicionamento destes atores em uma rede estratégica e de relacionamento, seria natural que eles cocriassem valor, mas isso não tem sido ajudado pelo clima de confronto que teima em perdurar neste segmento produtivo, o maior do mundo em sua especialização. O presente artigo se propõe a resgatar, de forma resumida, os principais acontecimentos que marcaram – e que continuam a marcar – este relacionamento. Em seguida, apresenta os pontos principais da Teoria da Cocriação de Valor, e finaliza apontando o status da usufruição de oportunidades de criação conjunta de valor no segmento, à luz dessa teoria.
Publicado
2010-08-30
Edição
Seção
Agronegócio
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