A Rotulagem Ambiental no Agronegócio

Vinícius Valim Pereira, Rebeca Morato Mangualde

Resumo


O Brasil possui vantagens competitivas em relação a outros países, para produção agrícola e pecuária. O ritmo de crescimento do agronegócio brasileiro e sua posição no cenário mundial como o maior exportador de álcool, açúcar, café, suco de laranja, soja, carne bovina e carne de frango tem incomodado e chamado a atenção de vários países. As práticas sustentáveis tornaram-se tendência entre países importadores, como um dos motivos para a adoção de melhores práticas de produção pelo agronegócio brasileiro. O consumidor quer adquirir bons produtos, pagando o mínimo possível e se preocupa ainda com o impacto ambiental da produção, com as condições de transporte e de vida dos animais. Objetivou-se com este trabalho demonstrar a importância de práticas responsáveis de produção e sua correta comunicação aos públicos-alvo, através de pesquisa bibliográfica sobre o setor. Pôde-se concluir que a iniciativa de empresas do setor da pecuária em se tornar companhias neutras em termos de emissão de carbono, despejo de resíduos no meio ambiente, manejo correto de pastagens e em ajudar os clientes e os funcionários a adotarem um modo de vida saudável é um compromisso que não beneficia apenas a própria atividade, mas incentiva as práticas em toda a cadeia produtiva. A rotulagem ambiental é um instrumento que objetiva oferecer informações aos consumidores para a distinção dos diferentes produtos existentes no mercado, relacionado ao impacto que estes causam ao meio ambiente. Como estratégia de comunicação de práticas responsáveis, a rotulagem verde para a pecuária pode ser positiva e proporcionar um valor agregado ao produto final.

Palavras-chave


Marketing; Selo Verde; Sustentabilidade.

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Revista em Agronegócio e Meio Ambiente


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ISSN 1981-9951 Versão impressa interrompida em 2019

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