Atividade Inseticida e Modos de Ação de Extratos Vegetais Sobre Mosca Branca (Bemisia tabaci</i>)

  • Sandra Conceição Paixão de Jesus Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Fernando Antônio Cavalcante de Mendonça Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • José Osmã Teles Moreira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Palavras-chave: Bemisia tabaci, Extratos Vegetais, Plantas Inseticidas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial inseticida e eficácia das concentrações aplicadas dos extratos vegetais de seis famílias botânicas em três diferentes modos de ação sobre ninfas da mosca branca Bemisia tabaci (Genn. 1889) em tomateiro, Lycopersicon esculentum Mill. Foi mantida uma colônia em gaiola de criação para a obtenção das ninfas, em mudas de tomate cereja. As soluções teste foram obtidas através de extrações sucessivas com etanol e evaporação em aparelho rotaevaporador. Os testes foram realizados com 10 soluções em quatro concentrações (500, 1.000, 1.500 e 3.000 μg/mL) e um tratamento controle (água destilada + 1% DMSO), sob três diferentes modos de ação: contato, translaminar e sistêmico. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições e onze tratamentos. As médias comparadas pelo teste de Scott-knott a 5% de probabilidade e as concentrações letais (CL50) calculadas através do software POLO. Para ação de contato, todos os extratos obtiveram eficiência superior a 50% quando submetidos à concentração mais elevada (3.000 μg/mL), onde foi verificada a maior eficiência para todos os extratos testados. Para ação translaminar, verificou-se a necessidade de incremento na dose aplicada para obtenção de resultados semelhantes. Nos testes de ação sistêmica, o melhor desempenho foi constatado com os extratos de espirradeira branca (Nerium oleander), timbó (Derris amazonica) e canudo (Ipomoea carnea). Os extratos de timbó e canudo causaram maior % de mortalidade em relação aos demais extratos testados em todos os modos de ação, consequentemente, menores CLs50.

Biografia do Autor

Sandra Conceição Paixão de Jesus, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Graduação em Agronomia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós Graduação em Horticultura Irrigada do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. E-mail: sandraento06@yahoo.com.br
Fernando Antônio Cavalcante de Mendonça, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV; Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Docente adjunto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
José Osmã Teles Moreira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP; Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Publicado
2012-08-08
Seção
Meio Ambiente