Coordenação e Eficiência em Agriclusters de Aves e Suínos

  • Karine Diniz Xavier Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Daiane Gonçalves Ribeiro Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Dinamar Maria Ferreira Marques Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Cassiomar Rodrigues Lopes Universidade Federal de Goiás - UFG
Palavras-chave: Agricluster, Dejetos, Coordenação, Eficiência.

Resumo

A avicultura de corte e suinocultura brasileiras são cadeias produtivas essenciais para o bom desempenho do agronegócio nacional e de seu destaque no mercado internacional. Isto se deve às várias características do país favoráveis a seu bom desempenho, como boas condições edafoclimáticas, investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), capacidade de competitividade de custos, agregação de valor e um amplo ambiente institucional constituído por um aparato de normas que asseguram a qualidade da carne e o respeito às questões ambientais. Este estudo teve por objetivo analisar a que tem se destinado os resíduos das cadeias em estudo bem como caracterizar as principais formas de utilização destes. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica através de dados secundários, incluindo artigos especializados, buscando aliar manejo sustentável e ganho econômico nas atividades avícolas e suinícolas. Concluiu-se que é cada vez mais fácil praticar um manejo sustentável e obter ganho econômico já que as tendências de consumo orientam as grandes empresas a realizarem ações de responsabilidade social e ambiental favorecendo o meio ambiente, produtores rurais e as gerações futuras.

Biografia do Autor

Karine Diniz Xavier, Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG; Docente Auxiliar de Economia Rural na Universidade Federal de Goiás - UFG; email de correspondência: karinedx10@yahoo.com.br
Daiane Gonçalves Ribeiro, Universidade Federal de Goiás - UFG
Internacionalista pela Pontíficia Universidade Católica - PUC/GO; Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG.
Dinamar Maria Ferreira Marques, Universidade Federal de Goiás - UFG
Economista pela Pontíficia Universidade Católica PUC/GO; Pesquisadora na Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás – SEGPLAN; Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG.
Cassiomar Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Goiás - UFG
Administrador pela Unifasc - Itumbiara – GO; Docente DIII do Instituto Federal Goiano - IF; Mestre em Agronegócio na Universidade Federal de Goiás - UFG.
Publicado
2013-04-29
Seção
Meio Ambiente