Fair Trade como Alternativa para os Empreendedores Familiares: Um Estudo Exploratório

  • Justino Salguero Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
Palavras-chave: Economia Familiar, Empreendedorismo, Pequenos Produtores

Resumo

O objetivo deste artigo é entender o conceito do Fair Trade e verificar se esta prática tem sido utilizada como forma de inclusão para os pequenos empreendedores brasileiros, bem como as perspectivas de crescimento desta modalidade de associativismo. O método utilizado foi o exploratório, baseado em revisão bibliográfica e documental das informações provenientes de organizações não governamentais, e de sítios das principais associações relacionadas a este assunto. A pesquisa revelou que o negócio do Fair Trade tem crescido mundialmente, sobretudo na Europa, por meio de associações privadas; contudo, no Brasil este tema ainda é incipiente, sobretudo com a participação de pequenos produtores agrícolas. A modalidade de recompensa via um prêmio ao empreendedor familiar é validada pela Teoria do Embeddedness; no entanto, tem sido contestada pelos pesquisadores que colocam a qualidade como primeiro atributo nas transações comerciais. Fair Trade as an Alternative For Family Entrepreneurs: An Exploratory Study ABSTRACT: Current paper focuses on Fair Trade and verifies whether such a practice has been employed as an inclusion form for small Brazilian entrepreneurs and whether there are any prospects of growth in such associations. The exploratory method was based on a bibliographical and documental review on information from non-government organizations and electronic sites of the main associations linked to the theme. Research revealed that Fair Trade has increased worldwide, especially in Europe, through private associations, even though in Brazil the theme is still fledging, especially among small agricultural producers. Recompense modality through a premium to the family entrepreneur is validated by the Embeddedness Theory even though it has been opposed by researchers who place quality as the prime attribute in all commercial transactions. KEYWORDS: Family Economy; Entrepreneurship; Small Producers

Biografia do Autor

Justino Salguero, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
Mestre em Administração (Gestão de Negócios) pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). Com MBA em Administração do Varejo pela FIA/USP
Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
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Publicado
2015-04-15
Seção
Agronegócio