Fatores que Definem as Condições de Trabalho de Avicultores e Suinocultores do Oeste Catarinense

  • Cibeli Borba Machado UDESC/ESAG
  • Nathalia Helena Fernandes Laffin UDESC/ESAG
  • Rafael Franzoni Maioral UDESC/ESAG
  • Rafael Tezza UDESC/ESAG
  • Valério Alécio Turnes UDESC/ESAG
  • Julio da Silva Dias UDESC/ESAG
Palavras-chave: Avicultores, Condições de trabalho, Suinocultores, Teste de associações Qui-quadrado

Resumo

A agricultura catarinense, fortemente representada no Oeste de Santa Catarina, constitui-se como um dos principais pilares da economia do Estado, gerando riquezas e mudanças sociais. Neste cenário, o presente trabalho realiza uma análise social das relações e condições de trabalho e de saúde dos agricultores vinculados à produção industrial de suínos e aves desta região e como estas interferem no bem-estar e na sustentabilidade do complexo agroalimentar do Oeste catarinense. Desta forma, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar se há diferença significativa nas condições de trabalho encontradas nesses dois grupos de produtores. De acordo com os dados analisados, verificou-se que as questões referentes à relação com a empresa integradora revelam melhor alinhamento com os suinocultores, sugerindo que de fato há diferenças entre os dois grupos na percepção que esses possuem das empresas integradoras e, também, o grau de satisfação geral e financeiro. Porém, tais fatores não necessariamente geram maior cansaço ou depressão significativa por parte dos avicultores.

Biografia do Autor

Cibeli Borba Machado, UDESC/ESAG
Administradora, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)
Nathalia Helena Fernandes Laffin, UDESC/ESAG
Contadora, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)
Rafael Franzoni Maioral, UDESC/ESAG
Administrador, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)
Rafael Tezza, UDESC/ESAG
Docente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)
Valério Alécio Turnes, UDESC/ESAG
Docente do Programa de Graduação em Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)
Julio da Silva Dias, UDESC/ESAG
Docente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)
Publicado
2015-08-03
Seção
Agronegócio