International Socio-Environmental Conferences and Agreements: A Thematic Review

  • Antonio Sergio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Vinícius Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Gustavo Henrique Silva de Souza Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Elvis Silveira-Martins Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Administração e Turismo (FAT)
  • Talita Moscardini Ferreira Penedo Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Educação - FACED
Palavras-chave: Conference, United Nations, International Agreements, environmental responsibility, Acordos, Conferências, Nações Unidas, Questões socioambientais, Responsabilidade ambiental

Resumo

This article presents a theoretical analysis on international socio-environmental conferences and agreements organized by the United Nations, which, concerned about climate change, biodiversity loss, among other environmental consequences, have resorted to international cooperation tools to seek ways to preserve the planet. The United Nations conferences were developed in order to promote the sustainable management and the overall commitment with the assumptions of more equitable development. Among the conferences and meetings, stand out Stockholm in 1972, the ECO-RIO in 1992, the Kyoto protocol in 1997, The Global Compact in 2000, The Millennium Development Goals in 2000, the Green Book in 2001, Johannesburg in 2002, The Equator Principles in 2003, Copenhagen in 2010. This study brings relevant considerations on innovative issues that covering the sustainable development and its consequences for the environment, taking into account the current context in which the world is passing away. Thus, we understood that, although the structural foundations of green marketing are essential in the scope of international socio-environmental conferences and agreements, a stronger awareness is necessary among the world’s population, especially with regard to consumer culture. CONFERÊNCIAS E ACORDOS SOCIOAMBIENTAIS INTERNACIONAIS: UMA REVISÃO TEMÁTICA RESUMO: Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as conferências e acordos socioambientais internacionais organizados pelas Nações Unidas que, preocupada com as mudanças climáticas, perda da biodiversidade, dentre outras consequências ambientais, têm recorrido a instrumentos de cooperação internacional para buscar formas de preservar o planeta. As conferências das Nações Unidas são desenvolvidas a fim de promover a gestão sustentável e o compromisso global com as premissas de um desenvolvimento mais equitativo. Dentre as conferências e acordos (reuniões), destacam-se Estocolmo em 1972, a ECO-RIO em 1992, o protocolo de Kyoto em 1997, o Pacto Global em 2000, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em 2000, o Livro Verde em 2001, Johanesburgo em 2002, os Princípios do Equador em 2003 e Copenhagen em 2010. Este estudo traz relevantes considerações acerca das questões inovadoras que tratam do desenvolvimento sustentável e suas consequências para o meio ambiente, levando em conta o atual contexto em que o mundo passa. Assim, depreende-se que, embora as noções estruturantes do marketing verde sejam essenciais no escopo das conferências e acordos socioambientais internacionais, é preciso uma conscientização mais forte dentre a população mundial, especialmente no que diz respeito à cultura do consumo. PALAVRAS-CHAVE: Acordos; Conferências; Nações Unidas; Questões socioambientais; Responsabilidade ambiental.

Biografia do Autor

Antonio Sergio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU e no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP. Possui experiência acadêmica no setor de açúcar e álcool com orientações e participações em bancas de monografias e trabalho de conclusão de curso (TCC); artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos.
Vinícius Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, na linha de Finanças (2013). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Finanças e Controladoria (2008). Especialista em Administração Estratégica de Negócios pela União Educacional de Minas Gerais (2006). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Experiência profissional como professor, consultor e gestor. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) na área de Finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Participante do grupo de pesquisa Finanças e Refines. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e Match. Áreas de interesse: Finanças Internacionais e Finanças Esportivas.
Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Mestre em Psicologia (Comportamento Empreendedor) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com ênfase na Psicologia Organizacional. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do Curso de Administração da Faculdade Raimundo Marinho - FRM (Campus Maceió). Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq - 483445/2011-8). Integra o grupo de pesquisa Bases Cognitivo-Emocionais do Comportamento (BCEC/UFAL) e atua na linha de pesquisa Avaliação Psicológica e Medidas Psicométricas. Membro do Conselho Científico da Revista de Administração de Roraima (RARR). Revisor dos periódicos: Independent Journal of Management & Production - IJM&P; Revista de Administração da Unimep - RAU; The International Review of Research in Open and Distance Learning - IRRODL; African Journal of Business Management - AJBM; Journal of Economics and International Finance; International Journal of Vocational and Technical Education - IJVCE; African Educational Research Journal - AERJ; African Journal of Agricultural Research - AJAR; Desenvolvimento em Questão; Revista da Faculdade de Administração e Economia - ReFAE; Revista de Administração, Contabilidade e Economia - RACE; Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE; Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; Revista Nucleus; Revista de Administração FACES Journal; Revista Pretexto; Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace - RACEF; Debates em Educação. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Empreendedorismo, Comportamento Empreendedor, Psicometria, Marketing Informal, Estilos de Aprendizagem, Redes, Gestão Energética e Energia Eólica.
Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Doutorado e Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo. Especialização em Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária. Graduação em Ciências Contábeis, e em Ciências Econômicas. Atuou por cerca de 15 anos em empresa de tecnologia genética e indústria farmacêutica. Professor Adjunto II da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, área Contabilidade Gerencial, onde também é professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis. Linha de pesquisa: Formação de Preços, Custos, Orçamentos, Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro, e Tomadas de Decisões. Avaliador do Inep/MEC.
Elvis Silveira-Martins, Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Administração e Turismo (FAT)
Doutor em Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí (2012) , Mestre em Administração na Universidade do Vale do Itajaí (2006), graduação em Administração na Universidade de Passo Fundo (2003). Atualmente é Professor da graduação e mestrado no Brasil . É editor da Revista Eletrônica em Turismo e Administração. Tem experiência na gestão da educação e da indústria de organização. Os temas de comportamento estratégico; capacidades dinâmicas e organizacional; ambiente e desempenho são interesses de pesquisa.
Talita Moscardini Ferreira Penedo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Educação - FACED
Bacharel em Direito (2008) com inscrição na OAB-SP. Possui experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa, bem como a familiarização com a área de gestão ambiental no setor de produção de açúcar e álcool cujo resultado foi a monografia de conclusão de curso com o título: Uma análise sobre perspectiva da sustentabilidade da cultura de cana-de-açúcar. Experiência em atividades administrativas no IBGE atuando como supervisora de recenseamento no município de Jeriquara-SP; atuação no Projeto Ações Educativas visando informar às crianças e aos adolescentes seus direitos e suas obrigações como filhos e cidadãos; estágio na Vara do Trabalho de Ituverava atuando no fichamento de processo trabalhista; estágio no Juizado Especial Cível e Criminal de Pedregulho atuando na análise de processos nas áreas criminal e cível, acompanhamento de audiência e elaboração de relatório e reclamações.
Publicado
2016-09-20
Seção
Revisão