A PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE E O CONSUMO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO DO BRASIL

Márcia Zampieri Grohmann, Daiane Lindner Radons, Aline Nadalin Velter, Luciana Flores Battistella

Resumo


A preocupação da sociedade em relação ao meio ambiente cresce e afeta o comportamento dos consumidores. O artigo utiliza a Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991) para compreender a importância do meioambiente de processo de compra. Com uma pesquisa quantitativa e descritiva que utilizou os modelos de Enoki et al. (2008) e Veiga et al. (2006), realizada com 454 professores de cursos de administração em todo o Brasil, identificou-se que: os respondentes concordam que o consumo de produtos ecologicamente corretos traria benefícios ao meio ambiente (µ= 4,55) e possuem intenção moderadamente alta de adquirir tais produtos (µ= 3,74); as normas subjetivas são antecedentes da intenção de compra (R2= 16,5%); as atitudes são antecedentes da intenção de compra de produtos pró-ambientais (R2= 9,3%) e que a intenção de compra tem forte impacto (R2= 54,3%) no comportamento de compra de produtos pró-ambientais. Portanto, conclui-se que os professores pesquisados já desenvolveram preocupações com o meio ambiente e que isto afeta em seus comportamentos de compra.

Palavras-chave


Consumo; Meio Ambiente; Teoria do Comportamento Planejado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n1p103-126

Revista em Agronegócio e Meio Ambiente
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