AÇÕES COLETIVAS NO AGRONEGÓCIO: UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE A PARTIR DOS CONGRESSOS DA SOBER (2004-2013)

  • Carla Maria Schmidt Unioeste
  • Marialva Tomio FURB
  • Keila Raquel Wenningkamp Unioeste
  • Luiz Henrique Paloschi Tomé Unioeste
  • Ivanete Daga Cielo Unioeste
Palavras-chave: Produção científica, Ações coletivas, Sistemas agroindustriais, Sober.

Resumo

Estruturas de governança coletivas têm sido evidenciadas nas últimas décadas em diferentes áreas como, por exemplo, no agronegócio, no qual associações, cooperativas, redes, entre outras parcerias são muito encontradas. Contudo, as características dessas formas organizacionais ainda são imprecisas, denotando necessidade de estudos científicos voltados para a sua compreensão. Assim, o foco desta pesquisa é o campo das ações coletivas no agronegócio. O objetivo do estudo é compreender o estado da arte em ações coletivas no agronegócio, por meio da análise dos congressos da Sober, no período de 2004 a 2013. Para esse fim, a pesquisa está embasada a guisa da teoria de ações coletivas. Em termos metodológicos, o trabalho apresenta abordagem predominantemente quantitativa, a partir de uma pesquisa bibliométrica. A coleta de dados foi realizada a partir dos artigos publicados de 2004 a 2013 nos anais dos congressos da Sober. Os principais resultados apontam que a referida área vem se solidificando, pois um número significativo de artigos analisados versa sobre ações coletivas no contexto agroindustrial.

Biografia do Autor

Carla Maria Schmidt, Unioeste
Pós-doutora em Administração pela FURB. Doutora em Administração pela FEA/USP. Professora da UNIOESTE atuando no curso de Graduação em Secretariado Executivo e nos cursos de Pós-graduação stricto sensu Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Mestrado em Ciências Ambientais.
Marialva Tomio, FURB
Pós-doutora em Administração pela UFRGS. Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora Pesquisadora da FURB atuando na Graduação e na Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Administração e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração.
Keila Raquel Wenningkamp, Unioeste
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) pela UNIOESTE. Bacharela em Secretariado Executivo também pela UNIOESTE.
Luiz Henrique Paloschi Tomé, Unioeste
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) pela UNIOESTE. Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cidade Verde.
Ivanete Daga Cielo, Unioeste
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) pela UNIOESTE. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora assistente da UNIOESTE atuando no curso de Graduação em Secretariado Executivo.
Publicado
2018-03-29
Seção
Agronegócio