Viabilidade Financeira de Alimentos Orgânicos da Agricultura Familar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em Toledo, Paraná, Brasil

  • Jamila El Tugoz Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Palavras-chave: Alimentos Orgânicos, PNAE, Sustentabilidade, Viabilidade Econômica

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar se existe viabilidade financeira em uma propriedade rural do município de Toledo, Paraná, Brasil, na produção agrícola orgânica de tomate, cenoura e alface, para os serviços de alimentação nas escolas estaduais do Paraná como fator de sustentabilidade da agricultura familiar. Aplicou-se uma entrevista aberta, a fim de obter os valores de custo da produção dos produtos orgânicos com o modelo de análise de investimentos para fabricação de produtos ecologicamente corretos. Os resultados obtidos indicaram que há viabilidade econômica dos produtos selecionados, embora, considerando a demanda existente e os valores praticados no mercado tradicional para o tomate orgânico serem superiores àqueles pagos pelo programa do governo, se torna inviável sua comercialização ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. Quanto aos produtos cenoura e alface, estes não possuíam demanda suficiente no mercado tradicional para suprimir a oferta da propriedade rural, de tal forma que o programa apresentava-se viável pela segurança de venda.

Biografia do Autor

Jamila El Tugoz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil.
Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Doutor em Engenharia de Produção; Docente nos Programas de Pós-graduação Stricto sensu em Mestrado Profissional em Administração e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil.
Publicado
2016-03-31
Seção
Agronegócio