Orientação Empreendedora e sua Associação com as Capacidades Dinâmicas: Um Estudo em Agroindústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

  • Elvis Silveira-Martins PPGDTSA - UFPel
  • Carolina dos Santos Vaz PPGDTSA - UFPel Embrapa
Palavras-chave: Agroindústrias, Capacidades dinâmicas, Orientação empreendedora

Resumo

Pesquisadores de diferentes áreas, interessados especialmente em estratégia, têm dedicado a atenção de suas agendas de pesquisa para compreender a orientação empreendedora dos gestores e seus desdobramentos. Neste contexto surgem as capacidades dinâmicas, como sendo a habilidade interna da organização para se projetar em relação ao ambiente externo e, com isto, obter melhores desempenhos. Desta forma, objetiva-se com a presente pesquisa correlacionar a orientação empreendedora com as capacidades dinâmicas: gerencial, mercadológica e ambidestra de agroindústrias do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. A metodologia sustenta-se na pesquisa quantitativa e na técnica survey, sendo analisadas 14 agroindústrias representativas de diferentes regiões do RS. Foram empregadas diferentes técnicas estatísticas. Os resultados apontaram que a orientação empreendedora possui relação positiva com a capacidade mercadológica e ambidestra. Não foi possível confirmar a relação com a capacidade gerencial. Assim, identificou-se que as ações empreendedoras dos gestores possuem ligação com a busca pelo atendimento e antecipação das demandas dos clientes, além da criação de novos produtos/serviços em consonância com a melhoria dos já criados, de maneira constante e equilibrada. Estes achados demonstram uma característica peculiar das agroindústrias familiares, o conhecimento de seus clientes e a busca pela diferenciação com produtos que agregam valor, fortalecendo as relações entre o rural e o urbano. A ampliação dos produtos ofertados demonstra a preocupação das agroindústrias com as relações de comercialização, fazendo com que as práticas agrícolas recebam reconhecimento como negócio e contribuam para sustentabilidade e qualidade de vida no meio rural.

Biografia do Autor

Elvis Silveira-Martins, PPGDTSA - UFPel
Doutor em Administração e Turismo, Departamento de Administração e Turismo - Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas (RS), Brasil.
Carolina dos Santos Vaz, PPGDTSA - UFPel Embrapa
Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pelotas (RS), Brasil.
Publicado
2016-09-20
Seção
Agronegócio