Dinâmica de Sistemas Integrados de Manejo de um Solo no Desenvolvimento da Cultura do Milho

  • Arystides Resende Silva Embrapa Amazônia Oriental
  • Agust Sales Universidade do Estado do Para - UEPA
  • Eduardo Jorge Maklouf Carvalho Embrapa Amazônia Oriental
  • Carlos Alberto Costa Veloso Embrapa Amazônia Oriental
Palavras-chave: Características agronômicas, Eucalipto, Produção de grãos.

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar a dinâmica de sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo no desenvolvimento da cultura do milho. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por três cultivos de milho, em sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) (consorciado com Brachiaria ruziziensis e intercalado com eucalipto), sistema Santa Fé (cultivo integrado com Brachiaria ruziziensis) e em sistema Convencional. Foi realizada a determinação da altura (m) de planta e espiga do milho, teor de umidade dos grãos (%), produtividade de grãos (kg.ha-1, saca.ha-1 e kg.planta-1) e número de plantas.ha-1. A altura de planta e a altura de espiga não apresentaram diferença em função dos sistemas utilizados. Os sistemas iLPF e Santa Fé obtiveram os maiores valores de produção (kg.ha-1; saca.ha-1), não diferindo entre si. Proporcionaram também maior produção por indivíduo, sendo cerca de 36% superior à obtida no sistema Convencional. A Brachiaria ruziziensis consorciada com milho favoreceu o aumento na produção de grãos por área e por indivíduo em comparação ao sistema Convencional.

Biografia do Autor

Arystides Resende Silva, Embrapa Amazônia Oriental
Doutor em Agronomia em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras (MG), Brasil; Pesquisador A Embrapa Amazônia Oriental, Belém (PA).
Agust Sales, Universidade do Estado do Para - UEPA
Discente de graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Paragominas (PA), Brasil.
Eduardo Jorge Maklouf Carvalho, Embrapa Amazônia Oriental
Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; Pesquisador-A da Embrapa Amazônia Oriental, Brasil.
Carlos Alberto Costa Veloso, Embrapa Amazônia Oriental
Doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; Pesquisador-A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Brasil.
Publicado
2016-10-31
Seção
Agronegócio