Caracterização do Perfil dos Consumidores de Peixe no Município de Belém, Estado do Pará, Brasil

  • Flávio Paixão Mangas Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Fabrício Khoury Rebello Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Marcos Antônio Souza dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Cyntia Meireles Martins Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Palavras-chave: Consumidor, Mercado, Pescado.

Resumo

O artigo analisa o perfil dos consumidores de peixe no município de Belém, Estado do Pará, Brasil. Os dados foram obtidos a partir de um formulário de pesquisa disponibilizado pela ferramenta Google Docs junto a uma rede de contatos constituída por servidores públicos federais, estaduais e municipais, professores, bancários, autônomos e comerciantes com diversos graus de formação e renda. Foram validados 400 questionários. A margem de erro adotada foi de 5%, com intervalo de confiança de 95%. Os resultados demonstram que 88% dos entrevistados consideram o preço do peixe alto. O supermercado foi o local com maior preferência para compra do produto (51,75% dos consumidores). Com relação à verificação do frescor do peixe, 80,25% responderam que sabem realizar tal procedimento. Os consumidores com formação de nível médio e superior revelaram que o acesso a informações sobre a origem do peixe, qualidade e validade do produto favorecem suas decisões de compra. Em geral, o consumidor belenense aprecia bastante a carne de peixe, consumindo, em média, 21,96 kg/hab./ano, principalmente em função de fatores culturais e pela abundância do produto na região. Ficou evidenciada uma mudança no perfil do consumidor de peixe na capital paraense que, ao longo dos anos, se tornou mais crítico e exigente com relação à qualidade do produto ofertado e quanto ao local de preferência para realizar suas compras que, agora, passou a ser o supermercado em detrimento da feira livre.

Biografia do Autor

Flávio Paixão Mangas, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Engenheiro de Pesca; Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Brasil.
Fabrício Khoury Rebello, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Doutor em Ciências Agrárias; Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH); Pesquisador do Grupo Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentável, Amazônia, Brasil.
Marcos Antônio Souza dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Mestre em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Amazônia, Brasil.
Cyntia Meireles Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Doutora em Ciências Agrárias; Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD (Mestrado / Doutorado); Pesquisadora do Grupo Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentável, Amazônia, Brasil.
Publicado
2016-10-31
Seção
Agronegócio