INDICAÇÃO GEOGRÁFICA E ATRIBUTOS DAS REGIÕES DE ORIGEM NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE VINHOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Luis Henrique Ramos Camfield Instituto federal do Rio Grand do Sul - IFRS Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jean Philippe Palma Révillion Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Saionara Araujo Wagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Carla Mecca Giacomazzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Liris Kindlein Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Palavras-chave: Vinhos, Percepção do consumidor, Produção local, Atributos intrínsecos e extrínsecos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender as variáveis que interferem na percepção de qualidade dos consumidores de vinhos com indicação geográfica ou com atributos regionais. Foi realizada, para tanto, uma revisão sistemática, a partir de estudos publicados em periódicos indexados nas bases de dados online Web of Science, Scopus e Science Direct, com a seguinte estratégia de busca: ((wine) AND (consumerbehav*)). Nesse contexto, foram procuradas informações relacionadas ao consumidor de vinhos com indicação geográfica, considerando-se denominação de origem, indicação de procedência ou ainda, relacionadas a atributos regionais. A abordagem metodológica de revisão sistemática mostrou-se adequada para a realização de uma revisão capaz de apresentar diferentes visões sobre o comportamento dos consumidores de vinhos. Verificou-se que atributos intrínsecos, como sabor ou aroma, e extrínsecos, como a embalagem e rótulo, influenciam na decisão de compra dos consumidores de vinhos com indicação geográfica ou com atributos regionais. Os resultados demonstram que os consumidores de vinhos com indicação geográfica ou com atributos regionais vêm valorizando a qualidade sensorial, tipicidade e prestígio dos vinhos, proporcionando maior credibilidade aos produtos. Além disso, os atributos intrínsecos e extrínsecos parecem estar relacionados e fortemente associados a uma determinada região, influenciando na decisão de compra do consumidor.

Biografia do Autor

Luis Henrique Ramos Camfield, Instituto federal do Rio Grand do Sul - IFRS Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Professor Dr. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Aluno do Programa de Pós-graduação em Agronegócios, Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Jean Philippe Palma Révillion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Professor Dr. Programa de Pós-graduação em Agronegócios, Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Saionara Araujo Wagner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Professora Drª. Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Carla Mecca Giacomazzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Aluna do Programa de Pós-graduação em Agronegócios, Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Liris Kindlein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Professora Drª. Programa de Pós-graduação em Agronegócios, Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Publicado
2018-06-29
Seção
Revisão