LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO COMO FERTILIZANTE NO CULTIVO DE FUMO E AVEIA

  • Jessica Alberton Zomer Química Industrial, Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
  • Cyntia Ely Engenheira Ambiental. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutoranda em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Rossano Umberto Comelli Químico Industrial e Especialista em Gestão Ambiental. Operador no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Orleans.
  • Maurício Vicente Alves Doutor em Ciência do Solo. Professor em tempo integral na Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Everton Skoronski Doutor em Engenharia Química. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Santa Catarina. http://orcid.org/0000-0002-8554-8272
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos, Saneamento, Aveia (Avena strigosa Schereb), Fumo (Nicotiana tabacum L.), Lodo de estação de tratamento de esgoto.

Resumo

Este artigo teve como objetivo estudar a valorização de lodo de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) como fertilizante no cultivo de fumo e aveia. Foram realizados três tratamentos para cada cultura, sendo que o primeiro não utilizou fertilizante, o segundo utilizou como fertilizante o lodo de ETE e o terceiro recebeu adubo mineral. Foram acompanhados nas culturas parâmetros como desenvolvimento das plantas, aspectos sanitários, aspectos nutricionais e presença de metais. Os resultados demonstraram-se positivos com relação ao uso do lodo de ETE como fertilizante nas culturas testadas. Na cultura da aveia a utilização do lodo de ETE apresentou resultados semelhantes à adubação mineral nos aspectos de crescimento, desenvolvimento e produtividade. Em relação aos aspectos nutricionais da aveia, o maior teor de proteína total foi encontrado naquela sem adubação e o maior teor de fibra bruta foi na aveia com adubação mineral. A cultura não apresentou contaminação por coliformes e salmonela-tradicional. Na cultura do fumo, as plantas com adubação mineral e lodo de ETE apresentaram desenvolvimento semelhante, com plantas saudáveis, ao contrário das plantas sem adubação, que se desenvolveram de forma inferior, com menor crescimento das plantas. Desta forma, o lodo de ETE apresenta elevado potencial como fertilizante para as culturas de fumo e aveia.
Publicado
2018-03-29
Seção
Meio Ambiente