COMERCIALIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO SOBRE ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO CONTEXTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

  • Bruno Diego Alcantara Cardozo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gabriel Sgrignoli Mello Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Milton Augusto Pasquotto Mariani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Élcio Gustavo Benini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Geraldino Carneiro de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Comercialização, Reforma Agrária, Assentamentos.

Resumo

Este artigo analisa a comercialização em assentamentos da reforma agrária no contexto da economia solidária. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de natureza quantitativa. Para a análise foi utilizada a estatística descritiva com base na versão 2010-2012 do Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária (SIES), que possui informações válidas de 1.033 empreendimentos econômicos solidários (EES) que indicaram como categoria social assentamento da reforma agrária, representando 5,24% do total de respondentes. Os resultados mostram que (a) a maior parte dos EES está localizada na região Nordeste do Brasil, (b) a principal atividade econômica é a produção ou produção e comercialização, (c) grande parte dos assentamentos não participa de redes de comercialização, (d) a principal destinação dos produtos é a venda e o autoconsumo, (e) os mercados consumidores em destaque são o mercado/comércio municipal e o mercado/comércio local ou comunitário, e (f) ambas variáveis se alinham à ideia de fortalecimento do próprio grupo de assentados, incluindo a inserção de produtos no contexto do agronegócio e a promoção de bem-estar dos trabalhadores, reforçando os valores e desígnios da reforma agrária.

Biografia do Autor

Bruno Diego Alcantara Cardozo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestre em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS).
Gabriel Sgrignoli Mello, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestre em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)
Milton Augusto Pasquotto Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pós-doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD) da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS).
Élcio Gustavo Benini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD) e no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) na Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS).
Geraldino Carneiro de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Docente permanente no curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus de Paranaíba (CPAR/UFMS) e no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS).

Referências

AZEVEDO, P. F.; FAULIN, E. J. Comercialização na agricultura familiar. In: SOUZA FILHO, H. M.; BATALHA, M. O. Gestão Integrada da Agricultura Familiar. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

BATALHA, M. O. (Org.) Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2001.

BENINI, E. A.; BENINI, E. G. Reforma agrária no contexto da economia solidária. Revista Nera, v. 11, n. 13, p. 6-15, jul./dez. 2008.

BRASIL. Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964. Dispõe sobre o Estatuto da Terra, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4504.htm>. Acesso em: 30 set. 2016.

CASTRO, C. C. O Processo de Coordenação de Cadeias Agroalimentares. In: Anais do III Congresso Internacional de Economia e Gestão de Negócios (networks) Agroalimentares: FEA- USP, Campus de Ribeiro Preto, 2001.

CHING, H. Y. Gestão de Estoque na Cadeia Logística Integrada: Supply Chain. São Paulo: Atlas, 1999.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

COSTA, B. A. L.; AMORIM JUNIOR, P. C. G.; SILVA, M. G. As cooperativas de agricultura familiar e o Mercado de compras governamentais em Minas Gerais. RESR, Piracicaba, v. 53, p. 109-126, 2015.

DAVIS, J. H.; GOLDBERG, R. A Concept of Agribusiness. Boston: Harvard University, 1957.

ESTERCI, N.; MEDEIROS, L. S.; FRANCO, M. P.; LEITE, S. Assentamentos Rurais: um convite ao debate. Revista da Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA, São Paulo, v. 22, n. 3, set./dez. 1992.

FABRINI, J. E. Assentamentos de Trabalhadores Sem-Terra: experiência de lutas no Paraná. Marechal Cândido Rondon: LGeo, 2001.

GAIGER, L. I. G. A economia solidária diante do modo de produção capitalista. Caderno CRH, Salvador, n. 39, p. 181-211, jul./dez. 2003.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

GOLBERG, R. A. Agribusiness coordination: a systems approach to the Wheat, soybean and Florida orange economies. Division of Research. Graduate School of Business Administration. Harvard University, Boston, 1968.

INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Famílias assentadas. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/tree/info/file/9608>. Acesso em: 02 nov. 2016.

INCRA. Reforma Agrária. Programa Reforma Agrária, 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2017.

MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004.

MEDEIROS, L. S.; LEITE, S. Assentamentos rurais e mudanças locais: uma introdução ao debate. In: MEDEIROS, L. S.; LEITE, S. Assentamentos rurais: mudança social e dinâmica regional. Rio de Janeiro: Muad, 2004.

MENDES, E. A. Como organizar redes solidárias. Euclides André Mande (org.). Rio de Janeiro: DP&A, Fase, IFiL, 2003.

MONTIGAUD, J.-C. L’analyse des filières agro-alimentaires: méthodes et premiers résultats. Economies et Sociétés, Série AG, n. 21, 1992.

SILVA, M. G.; DIAS, M. M.; AMORIM JUNIOR, P. C. G. Mudanças organizacionais em empreendimento de agricultura familiar a partir do acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. RESR, Piracicaba, v. 53, p. 289-340, 2015.

SINGER, P. I. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. In: SANTOS, B. S. (Org.). Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

STEDILE, J. P. A questão da reforma agrária no Brasil: programas de reforma agrária 1946-2003. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

Publicado
2018-12-28
Seção
Agronegócio