ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES NA PRODUÇÃO DE MANGA PARA EXPORTAÇÃO

José Ellys Evangelista Silva de Andrade, Pollyana Gusmão da Costa, Ângelo Antônio Macedo Leite

Resumo


Quando assimilados às decisões estratégicas, os objetivos de desempenho formatam o conceito de estratégia de operações, definida como a sequência de decisões que, ao longo do tempo, habilitam a organização para buscar a estrutura, infraestrutura e o conjunto de habilidades desejadas para atingir os objetivos de desempenho firmados. Uma das principais decisões estratégicas diz respeito ao público alvo escolhido pela organização, saber qual mercado atender fornece ao produtor uma lista de pré-requisitos que devem ser atendidos para qualificá-lo como ganhador de pedidos. O objetivo do estudo é analisar as posturas estratégicas adotadas por uma empresa produtora de manga para exportação, localizada na cidade de Petrolina, no submédio Vale do São Francisco, e identificar seus objetivos de desempenho no tocante às perspectivas de tomada de decisão (se de cima para baixo ou de baixo para cima); descrever o planejamento e controle da produção da manga quanto aos seus objetivos de desempenho e estratégia de vendas; compreender a interação da empresa produtora com a inovação de práticas, posturas e tecnologias e, por fim, verificar o impacto da cadeia produtiva da manga na estratégia de operações. A análise tenta compreender as janelas de exportação e as barreiras e oportunidades que podem ser aproveitadas para explorar esse mercado.

Palavras-chave


Estratégia de operações; Exportação; Manga; Objetivos de desempenho

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10nEd.esp.p115-136

Revista em Agronegócio e Meio Ambiente
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
Contato: naep@unicesumar.edu.br
ISSN 1981-9951 Impressa
ISSN 2176-9168 On-line

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.