LEGALIDADE DO RAS COMO ESTUDO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

  • Joel Medeiros Bezerra Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA/ Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
  • Marianna Domingos da Silva Analista ambiental do IDEMA
  • Jessica Rafaelly Almeida Lopes Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFERSA/ CMPF
Palavras-chave: Processos de Licenciamento, RAS, Termo de Referência

Resumo

Considerando a importância das políticas públicas ambientais, no que concernem ao processo administrativo de licenciamento ambiental, o estudo trata-se de uma análise da legalidade do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) como estudo ambiental nos processos de licenciamento de habitações de interesse social, fazendo um questionamento sobre a obrigatoriedade de tal estudo nos processos de licenciamento. Concomitantemente, a pesquisa apresenta uma análise do Termo de Referência (TR) elaborado pelo IDEMA, COPAM e COEMA, bem como a realização de um confronto entre os TR’s do RN, PB e CE, respectivamente, levando em consideração a qualidade das informações dispostas no documento, buscando propor sugestões de melhoria, caso necessário. Em virtude das informações mencionadas e dos aspectos relacionados à legalidade do RAS como estudo ambiental para as atividades destinadas à construção de habitações de interesse social, o Termo de Referência disponibilizado pelo IDEMA atende ao seu objetivo, porém necessita de complementações no item que trata do Meio Biótico, de forma que minimize a possibilidade de problemas decorrentes da elaboração do RAS. No entanto, devido às dificuldades de acesso aos TR’s da COPAM e COEMA, o que impossibilitou a avaliação dos itens no TR.

Biografia do Autor

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA/ Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
Doutor em Engenharia Agrícola, docente Adjunto da Universidade Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, curso de Engenharia Ambiental & Sanitária. Brasil
Marianna Domingos da Silva, Analista ambiental do IDEMA
Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Analista ambiental do IDEMA, Brasil.
Jessica Rafaelly Almeida Lopes, Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFERSA/ CMPF
Discente de Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil
Publicado
2018-09-27
Seção
Meio Ambiente