Bambu Laminado Colado (BLC)

  • Luis Eduardo Rebolo Lapo UNICAMP
  • Antonio Ludovico Beraldo UNICAMP
Palavras-chave: Laminado colado, Bambu, Resina poliuretana, Óleo de mamona, Pasted Laminate, Bamboo, Polyurethane Resin, Castor Oil.

Resumo

Este estudo teve como objetivos determinar as características físicas e mecânicas do bambu laminado colado (BLC) e buscar aplicações práticas desse material. O laminado foi confeccionado com a espécie Dendrocalamus giganteus e uma resina poliuretana derivada do óleo de mamona (Ricinus comunis). O BLC foi submetido a ensaios de flexão estática, compressão simples e ensaios não destrutivos (END - ultra-som), além de se verificar sua estabilidade com o ensaio de variações dimensionais. Os resultados dos ensaios não destrutivos foram comparados com as características mecânicas do laminado. Outros ensaios foram conduzidos a fim de comprovar se a resina poliuretana à base de mamona apresenta resultados satisfatórios como adesivo, por tratar-se de um material ecologicamente correto.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Rebolo Lapo, UNICAMP
Discente de Graduação do Curso de Engenharia Agrícola do Depto. de Construções Rurais da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Antonio Ludovico Beraldo, UNICAMP
Docente Associado do Depto. de Construções Rurais da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Engenheiro Agrícola.
Publicado
2008-08-13
Seção
Agronegócio