Utilização de resíduos industriais para a produção de artefatos cimentícios e argilosos empregados na construção civil

  • Denis Lucas Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
  • Cláudia Telles Benatti Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Palavras-chave: Construção Civil, Blocos Cerâmicos, Blocos de Cimento Incorporação, Resíduo Industrial, Ceramic blocks, Cement blocks, Construction, Incorporation, Industrial waste.

Resumo

Ecossistemas estão se transformando e, em muitos casos, sendo degradados de forma irreversível. O crescimento da população mundial e o consumo exagerado aumentaram a demanda por recursos naturais, afetando diretamente as diversas formas da vida no planeta. A quantidade de resíduos sólidos gerados pelas atividades industriais também cresceu em importância mundial e ambiental, pois estes são produzidos por vários tipos de processo, representando milhões de toneladas por dia em todo o mundo. A disposição adequada de resíduos passou a ser primordial para a preservação ambiental, surgindo a necessidade de se desenvolverem mecanismos que promovam a conscientização e a busca de soluções para a implantação de tecnologias capazes de minimizar os impactos decorrentes da disposição destes resíduos no ambiente e também reduzir os custos envolvidos nesta atividade. Destarte, a reciclagem de resíduos é fundamental para a preservação, conservação e redução do consumo de recursos naturais não renováveis do planeta, pois satisfaz às necessidades da população presente sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras e também do próprio planeta. Nessa busca de soluções que minimizem as agressões ao ambiente, destaca-se o setor da construção civil, que, sendo um ramo da atividade tecnológica consumidor de grande volume de recursos naturais, apresenta grande potencial para o aproveitamento de resíduos sólidos em materiais de construção. Assim, é possível dar um destino ambientalmente correto a estes resíduos, que, de outra forma, tornam-se fontes de poluição das águas, do ar ou do solo. O presente texto apresenta uma revisão focada na utilização desses resíduos na produção de blocos e tijolos de cimento e argilosos, com algumas considerações sobre a importância da construção civil como receptora de resíduos sólidos industriais e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Biografia do Autor

Denis Lucas, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Pós-graduando em Planejamento Ambiental no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: dluca2004@yahoo.com.br
Cláudia Telles Benatti, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Docente de Pós-graduação em Planejamento Ambiental no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: ctbenatti@yahoo.com.br
Seção
Meio Ambiente