Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Publicação da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá consiste em um meio de divulgação e debate da produção científica dos docentes e discentes vinculados às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, bem como de colaboradores de outras Instituições de Ensino Superior localizadas no país e no exterior, visando a constituir-se um fórum para a apresentação das pesquisa recentes da área e como órgão disseminador do conhecimento e da informação a profissionais, acadêmicos, docentes e interessados.

Sua periodicidade é semestral e está indexada no Social Science Collection da CSA (Cambridge Scientific Abstract); Latindex; LiVRE!; Sumarios.Org e possui Conceito Capes Qualis B3, B4 e B5.

A partir de 2015, a Revista Cesumar passa a abrigar uma sessão temática denominada "Gestão do Conhecimento", vinculada ao PPGGCO – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do UniCesumar. Trata-se de um espaço para debates interdisciplinares relacionados ao tema da gestão do conhecimento em organizações públicas e privadas, em diálogo conexo, porém não exclusivo, com as duas linhas de pesquisa do programa: Organizações e Conhecimento e Educação e Conhecimento.

A linha Organizações e Conhecimento dedica-se à investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento a e implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.

A linha Educação e Conhecimento dedica-se à investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, além de investigar a interface entre a ciência, a gestão, as políticas publicas, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.

Por sua natureza interdisciplinar, essa área temática incentiva trabalhos de diferentes matizes epistemológicas e metodológicas, tanto de natureza teórica quanto empírica, incluindo (e incentivando) abordagens inovadoras e não convencionais.

***ATENÇÃO PARA NOVAS SUBMISSÕES***
Antes de submeter novos artigos "leia atentamente" as NORMAS DE PUBLICAÇÃO que a Revista Cesumar adota. Isso evitará a submissão inadequada. Link: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/about/submissions#authorGuidelines

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Opinião

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Caso ou Técnicas

Apresentação da experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Gestão do Conhecimento

debates interdisciplinares relacionados ao tema da gestão do conhecimento em organizações públicas e privadas, em diálogo conexo, porém não exclusivo, com as duas linhas de pesquisa do programa: Organizações e Conhecimento e Educação e Conhecimento.

Editores
  • Paulo Ferraresi Pegino
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A primeira etapa de avaliação é a seleção dos artigos segundo critérios editoriais. O Conselho Editorial constitui a instância responsável por essa etapa.
A segunda etapa é o parecer de Consultores ad hoc externo especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.
Os pareceres comportam três possibilidade:

a) aceitação na íntegra;
b) aceitação com modificações;
c) recusa integral.

 

Periodicidade

Semestral
Impressa e On-line

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexado em

1: Social Science Collection da CSA (Cambridge Scientific Abstract);
2: Latindex;
3: LiVRE!;
4: Sumarios.Org



Conceito Capes Qualis: B3, B4 e B5;

 

Editor-Chefe

Profa. Dra. Rute Grossi Milani

 

Conselho Editorial

Calvino Camargo (UFRR)
Claudia Marcia Lyra Pato (UnB)
Edelvais Keller (UFJF)
José Antônio de Souza (UEMS)
Luciana Namorato (Universidade de Indiana - Bloomington - USA)
Paulo Santos (PUC - RS)
Rejane Sartori (UEM)
Roberto Carlos dos Santos Pacheco (UFSC)
Susylene Dias de Araújo (UEMS)

 

Instruções aos Avaliadores Ad Hoc

1) Após receber o e-mail do Editor-chefe solicitando avaliação, entrar com o Login e Senha informado no momento do cadastro (caso não lembre da senha encaminhe um e-mail para naep@unicesumar.edu.br solicitando uma senha provisória;

2) Na Página do Usuário, abaixo do título da Revista, aparecerá sua função (autor, avaliador), clique sobre a função Avaliador, abrirá uma página com as Submissões Ativas listando todos os trabalhos designados para sua avaliação;

3) Clique sobre o título que deseja avaliar, abrirá outra janela Submissão Aguardando Avaliação e informações como: Cronograma de Avaliação e Diretrizes para Avaliação;

4) O primeiro passo para iniciar a avaliação é informar ao editor sobre a Disponibilidade para executar a tarefa, clicando no ícone de e-mail no item 1:

Obs: Ao clicar no ícone o sistema abrirá na tela um “E-mail Padrão”, para informar a disponibilidade do avaliador ao Editor responsável. Note que o texto pode ser editado. Para enviar a mensagem, o Avaliador deve clicar no botão ENVIAR.

5) Após indicar a disponibilidade (aceito), o documento submetido e os suplementares, se for o caso, estarão disponíveis para Download no ITEM 3 (Clique no nome do documento para baixar em sua máquina e realizar a avaliação caso queira inserir no documento comentários). O documento com os comentários deverá ser transferido no ITEM 5 abaixo;

6) O ITEM 4 é o mais Importante, por isso é Obrigatório acessar o Formulário de Avaliação (destaque na cor verde) e preencher todos os campos. Observem os campos com asteriscos que são obrigatório o preenchimento;

7) O ITEM 5 é destinado para a transferência do manuscrito caso tenha feito modificações diretas no texto (sugerimos grifá-las com outra cor), e/ ou tenha realizado comentários para consulta do editor e/ou autor; Certifique-se de remover do manuscrito qualquer informação que identifique o avaliador;

8) Escolha a recomendação adequada conforme a definida no Formulários de Avaliação e submeta a avaliação para concluir o processo. Lembrando que só quando o "Formulário for preenchido e salvo (ITEM 4) é que o ITEM 6 ficará disponível para finalizar a avaliação.

Obs: Ao clicar em Enviar avaliação para Editor sistema abrirá na tela com uma mensagem de confirmação de avaliação concluída deve clicar em OK. O sistema abrirá a tela de E-mail Padrão para informar a recomendação ao Editor Responsável. Para enviar o e-mail, o Avaliador deve clicar no botão Enviar.


Dúvidas entrar em contato com o e-mail naep@unicesumar.edu.br

Agradecemos a sua disponibilidade,

Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Editora-chefe Rute Grossi

 

CHAMADA DE TRABALHOS PARA SEÇÃO ESPECIAL - 2º Semestre 2016

REVISTA CESUMAR - CHAMADA DE TRABALHOS PARA SEÇÃO ESPECIAL

GESTÃO DO CONHECIMENTO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES
Organizadores: Paulo Marcelo Ferraresi Pegino (PPGGCO/UniCesumar) e Júlio Ernesto Colla (Unespar)

PROPÓSITOS DA SEÇÃO ESPECIAL

A origem dos estudos contemporâneos em Gestão do Conhecimento (GC) tem sido comumente associada à pesquisa de Nonaka (1991), que cunha o conceito de ‘knowledge-creating organization’ (NONAKA, 1991; LEE, 2014). Naquela altura, Nonaka tinha em vista a capacidade de uma organização em criar e disseminar novos conhecimentos e inseri-los ou agregá-los aos seus produtos, serviços e sistemas (NONAKA, 1991; NONAKA et al, 1995). Desde então, a Gestão do Conhecimento passou a ser definida como as atividades organizacionais relacionadas à busca de conhecimento, sua criação, transferência e uso (NONAKA, 1991; DAVENPORT et al, 1998), com vistas à sustentação ou à promoção do desempenho global de uma organização (ANDRADE et al, 2010; CANONGIA et al, 2004).

Apesar desse foco nos processos gerenciais organizacionais, é possível entender a GC a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, GC pode ser tanto objeto de análise de áreas mais imediatas como as tecnológicas, por exemplo, quanto de áreas mais remotas como a Filosofia. O objetivo dessa seção especial é justamente o de fomentar e de dar vazão a esse debate interdisciplinar sobre a GC a partir das múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas que possam ter implicações sobre o tema.

TEMAS DE INTERESSE:

• Perspectivas teóricas sobre GC
• Epistemologia dos estudos em GC
• Estudos de Caso sobre GC
• Tecnologia e Inovação e GC
• Filosofia e GC
• Educação e GC
• Administração Pública e GC
• Vantagem Competitiva e GC
• Abordagens sociológicas em GC

PROCESSO DE SUBMISSÃO: os autores deverão consultar a seção NORMAS PARA PUBLICAÇÃO disponível no site da Revista Cesumar:
http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar

O prazo para submissão para essa seção especial é até 30/11/2016.