Comparativo de Alguns Modelos de Previsão para o Transporte de Grãos da Região Oeste do Paraná Através do Modal Ferroviário para os Anos de 1997 a 2001
Palavras-chave:
Transporte de Grãos, Modal Ferroviário, Modelos de Previsão de Demanda.
Resumo
O Brasil possui posição de destaque mundial na produção de grãos. Em relação aos principais grãos como soja, milho e trigo, o país ocupa segundo e terceiro lugares respectivamente. Neste contexto, o Estado do Paraná é responsável por 22% do total da produção nacional, sendo que 35% vem da região oeste. Para o escoamento desta produção até o porto de Paranaguá, aproximadamente 70% do transporte é realizado através do modal rodoviário e o restante, ferroviário. Apesar das vantagens deste último modal, existem várias dificuldades enfrentadas pelos produtores que utilizam este meio, dentre elas, a falta de vagões no pico da safra. Este problema pode estar relacionado com inadequadas estimativas na demanda futura por este serviço. Desta forma, o presente estudo comparou o desempenho de três modelos de previsão (Holt-Winters, regressão múltipla e ARIMA) aplicados à problemática apresentada. Os resultados obtidos mostram que, na medida em que os dados referentes ao transporte de grãos através do modal ferroviário se estabilizam, os modelos apresentam uma capacidade preditiva mais acurada, em especial o modelo Holt-Winters.
Publicado
2010-02-24
Edição
Seção
Artigos Originais
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