O Estágio no Curso de Pedagogia e na Formação de Professores e Professoras: Superação da Dicotomia Entre Teoria e Prática

Denise Rosana da Silva Moraes, Tamara Cardoso André, Teresa Kazuko Teruya

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar a experiência da construção de uma prática de estágio e sua materialidade no curso de Pedagogia na cidade de Foz do Iguaçu. Na primeira parte, mostramos como, historicamente, a teoria e a prática foram dicotomizadas no trabalho docente e defendemos que a superação desta dicotomia pode ocorrer a partir do estágio, na formação do pedagogo unitário. Na segunda parte, apresentamos nossa experiência na orientação e coordenação de estágio, apontando como buscamos unir teoria e prática através do aporte teórico materialista histórico e dialético Nesta perspectiva, as contribuições de Freire, Pimenta, Vieira Pinto e Kosik, entre outros, fundamentam a nossa análise sobre a constituição de práticas escolares, baseada na pedagogia histórico-crítica, que é tributária da concepção dialética.

Palavras-chave


Estágio; Formação de Professores; Teoria e Prática de Ensino.

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
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ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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