Educação Física Escolar: A Ginástica Acrobática na Perspectiva Socioconstrutivista
Palavras-chave:
Educação Física, Socioconstrutivismo, Ginástica Acrobática, Adolescentes.
Resumo
As metodologias emergentes da educação física escolar preconizam que os conteúdos abordados nas aulas devem fazer menção aos conhecimentos historicamente produzidos pelas áreas da cultura corporal de movimento. No entanto, as modalidades gímnicas permanecem relegadas a segundo plano. Dentre as possibilidades de intervenção, destaca-se a Ginástica Acrobática, uma modalidade que propicia o desenvolvimento da força, equilíbrio e confiança entre os sujeitos praticantes, permitindo no âmbito escolar explorar a diversidade dos conhecimentos trazidos pelos alunos. O objetivo deste estudo é compreender como ocorre a aceitação da Ginástica Acrobática, tratada a partir da perspectiva socioconstrutivista, para escolares na faixa etária dos 13 a 14 anos de idade. Caracterizada como descritiva, a amostra foi composta por 35 adolescentes de ambos os gêneros, com idades entre 13 e 14 anos, de uma Escola Municipal de Maringá, PR. Os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionário pré e pós-intervenção. Como resultado verificou-se que 100% dos alunos nunca haviam vivenciado a Ginástica Acrobática dentro ambiente escolar, 71,5% dos mesmos não possuíam conhecimento acerca desta modalidade gímnica, notando-se que, após a intervenção, 85,8% dos alunos adquiriram um conceito formado a respeito da Ginástica Acrobática, 100% dos adolescentes apoiaram a metodologia utilizada para a elaboração das aulas e 97,1% da amostra aprovou a Ginástica Acrobática como meio de intervenção durante as aulas da educação física escolar. Conclui-se que a Ginástica Acrobática com base na teoria socioconstrutivista pode romper o trato exclusivamente técnico, possibilitando uma melhora no desenvolvimento das funções cognitivas, motoras, afetivas e sociais dos alunos na faixa etária correspondente à adolescência.
Publicado
2010-07-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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