Processo de Decisão de Compra de Óleos Lubrificantes na Paraíba

  • Rebeca Albuquerque Cordeiro Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Carlos Eduardo Cavalcante Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Palavras-chave: Processo de decisão de compra. Consumidores. Óleos lubrificantes.

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar o processo de tomada de decisão de compra de um mercado específico: consumidores de óleos lubrificantes no Estado da Paraíba. O modelo teórico utilizado para a realização de estudo foi o de Blackwell, Engel e Miniard (2005). Realizou-se um levantamento quantitativo em que, durante um mês, foram coletados 376 questionários, distribuídos em quatro cidades: João Pessoa, Mamanguape, Campina Grande e Cajazeiras. Os resultados mostram que, em seu processo de decisão de compra, os consumidores pesquisados reconhecem a necessidade de compra internamente e realizam a busca de informações através da procura interna por produtos que já utilizaram e da busca externa em fontes comerciais. Verificou-se também que os atributos considerados mais importantes para a escolha do produto são a marca, a indicação do fabricante do veículo e a qualidade dos serviços oferecidos pelo varejista. Verificou-se forte influência da comunicação boca a boca, conforme as opiniões dos respondentes. Finalmente, verifica-se que os consumidores consideram importante o descarte adequado do óleo lubrificante e seus resíduos.

Biografia do Autor

Rebeca Albuquerque Cordeiro, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Mestranda do PPGA/UFPB
Carlos Eduardo Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Docente do Departamento de Administracao da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Publicado
2012-04-10
Seção
Artigos Originais